Saque de R$ 1.320 no Caixa Tem está liberado até esta data

Quem cumpre os critérios para o saque irá receber o valor da Caixa por ela desempenhar o papel de Agente Pagador. Esse pagamento pode ser feito de 4 formas

O Abono Salarial corresponde a, no máximo, um salário mínimo e é distribuído aos trabalhadores que preencham os critérios definidos em lei. A CAIXA desempenha o papel de Agente Pagador do Abono Salarial, com supervisão do Ministério do Trabalho e Emprego. Os recursos para o pagamento originam-se do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Para ter direito a esse benefício, o trabalhador deve:

  1. Estar registrado no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido uma média mensal de remuneração de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  3. Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica por um período mínimo de 30 dias, de forma consecutiva ou não, no ano-base considerado para apuração;
  4. Ter seus dados fornecidos pelo empregador (Pessoa Jurídica) de maneira correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Valores pro saque

Com a promulgação da Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter um valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do benefício é determinado pelo número de meses trabalhados durante o ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento, limitando-se a um máximo de R$ 1320 em 2023.

O trabalhador precisa ter trabalhado no mínimo 30 dias com registro em carteira por uma empresa no ano-base para ser elegível ao Abono Salarial. Cada mês trabalhado é equivalente a 1/12 do salário mínimo no valor do benefício, sendo que qualquer período igual ou superior a 15 dias conta como um mês integral.

Pagamento

O pagamento do Abono Salarial pode ser efetuado de diversas maneiras:

  • Por meio de crédito em conta na CAIXA, caso o trabalhador tenha uma conta corrente, poupança ou Conta Digital;
  • Por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, que é aberta automaticamente pela CAIXA;
  • Em Caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui, utilizando o Cartão Social e a senha;
  • Em uma agência da CAIXA, mediante apresentação de um documento oficial de identificação.

O Abono Salarial estará disponível para saque até 28/12/2023.

Caixa Tem e informações

No Aplicativo CAIXA Tem, é possível obter informações sobre o Abono Salarial, consultar o calendário de pagamentos e verificar a disponibilidade do benefício quando estiver liberado. Além disso, o aplicativo permite realizar compras com o cartão de débito virtual, efetuar o pagamento de boletos e contas, bem como sacar dinheiro em Caixas eletrônicos e lotéricas, sem a necessidade do cartão físico, e até mesmo utilizar o pix.

Os trabalhadores também podem obter informações sobre o direito ao Abono Salarial e esclarecer dúvidas sobre o processamento das informações sociais nos canais do Ministério do Trabalho e Emprego:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
  • Portal www.gov.br

Ademais, é possível entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Formulário de Contato MTE.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.