Dataprev.gov.com: Consulta Do Bolsa Família 2023 Liberada
Na intenção de manter a fila de espera do Bolsa Família pequena, o governo está disponibilizando vários meios para consulta de elegibilidade do programa
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou a liberação da consulta da parcela do Bolsa Família de outubro. As 21,45 milhões de famílias inscritas no programa social receberão os pagamentos entre os dias 18 e 31 deste mês, de acordo com o calendário divulgado pelo governo federal.
Nos últimos meses, o governo tem mantido esforços para zerar a fila de espera do programa, garantindo que as famílias que atendem aos critérios para receber o benefício possam verificar sua elegibilidade por meio do CPF. Essa consulta pode ser feita por meio do aplicativo do Bolsa Família ou pelo site e aplicativo do Cadastro Único (Cadúnico).
Consulta do Bolsa Família
Devido ao calendário de pagamento do programa, milhares de brasileiros têm procurado os Centros de Assistência Social (CRAS) em várias cidades para verificar se estão na lista de beneficiários aprovados. Além disso, o governo lançou o Aplicativo do Bolsa Família, que permite que os beneficiários consultem seu status por meio do CPF. O aplicativo está disponível para celulares Android e dispositivos com sistema iOS.
Os cidadãos também podem verificar sua elegibilidade ligando para a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania por meio do número 121. Os beneficiários que desejam verificar se estão inscritos no CadÚnico podem fazê-lo por telefone, ligando para o número 0800 707 2003, com atendimento gratuito das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.
Verificações cadastrais
A cada mês, o governo realiza verificações cadastrais para garantir que as famílias atendam aos critérios para receber o benefício. Portanto, novos beneficiários podem ser incluídos no programa, enquanto outros podem deixá-lo. Em 2022, o governo federal incluiu quase 8 milhões de famílias no programa entre janeiro e dezembro, atingindo 21,6 milhões de lares brasileiros.
Essa base de beneficiários é atualizada mensalmente, antes de cada pagamento, por meio de procedimentos de averiguação que buscam determinar a elegibilidade dos beneficiários. Somente em 2023, desde o relançamento do Bolsa Família, mais de 2,39 milhões de novas famílias foram incluídas no programa.
Depósitos
O Cadastro Único é gerenciado pelas prefeituras, que fazem a análise do beneficiário e inserem os dados no sistema do governo. A Caixa é responsável pelos pagamentos dos benefícios. O depósito do Auxílio Brasil será realizado em várias modalidades de conta, como conta poupança social digital, conta corrente de depósito à vista, conta especial de depósito à vista e conta contábil.
O crédito dos valores em conta contábil ocorrerá apenas nos casos em que o Responsável Familiar não possui outra modalidade de conta bancária ou opta por receber dessa forma. Os beneficiários terão um prazo de 120 dias após o depósito dos valores para efetuar o saque.