Serasa emite alerta importante para todos quem têm MEI
A entidade alerta os trabalhadores da classe sobre a importância de manter seus compromissos de MEI em dia; confira os detalhes
Os trabalhadores inseridos na categoria MEI (Microempreendedor Individual) são contemplados com uma série de benefícios. A possibilidade de administrar o seu próprio negócio é uma chance de alcançar seus próprios objetivos e, de quebra, sua independência. Contudo, as dificuldades financeiras podem acabar atrapalhando o processo.
Neste sentido, atrasos de pagamentos, contas acumuladas e complicações com o CNPJ são alguns dos resultados das situações envolvendo dinheiro que acompanham muitos dos trabalhadores da classe. No entanto, é possível resolver o problema.
Regularização do MEI
Para ficar em dia com suas obrigações de MEI, o processo é muito simples. Para isso, basta acessar o Portal do Simples Nacional e emitir um documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) com o valor em aberto. Vale destacar que a dívida também pode ser parcelada, permitindo quitar a pendência de forma mais tranquila e menos custosa.
Também é importante mencionar que, para se livrar dos problemas, a rotina precisa ser organizada mensalmente. Portanto, é fundamental que o Microempreendedor Individual já esteja familiarizado com o sistema, tendo em vista que é por meio dele que as guias do DAS são liberadas para pagamento.
Passo a passo para emitir a nota fiscal MEI
Uma vez cadastrado, você estará pronto para utilizar a plataforma emissora de NFS-e e emitir suas notas. Logo, é necessário se cadastrar em seus “Serviços Favoritos” para facilitar o processo. A seguir, confira o nosso breve tutorial de como fazê-lo:
- 1. Na página inicial do portal, clique em “Emitir Nota Fiscal” e, depois, em “Emissão Completa”;
- 2. Veja se a opção “Prestador” está selecionada;
- 3. Na sequência, preencha os dados solicitados, incluindo os valores do serviço prestado;
- 4. Fazendo tudo isso, sua nota ficará pronta. Agora, basta fazer o download do PDF e enviar para seu cliente.
Até quando posso regularizar minha situação?
Não há um prazo definido para acabar com as pendências. Ou seja, você sempre pode regularizar as dívidas do MEI. O que pode ser debatido é o acordo escolhido para quitar o débito em questão — neste caso, por meio do Desenrola Brasil. Em 2023, a adesão ficou disponível a partir de 31 de janeiro, às 19h. Desde então, é possível emitir as guias para pagamento no sistema do Portal do Simples.
A nova etapa do programa que visa tirar os brasileiros da inadimplência trouxe consigo a possibilidade de renegociação de dívidas com varejistas e concessionárias, como empresas de água e luz. Além do MEI e pequenas companhias, desde que tenham passado por um processo de leilão.
Para incentivar que as instituições participem, o governo vai usar o Fundo Garantidor de Operações (FGO), disponibilizando R$ 8 bilhões, e eliminando os riscos de inadimplência para os credores. Sendo assim, o MEI e as demais companhias tiveram até o dia 12 de setembro para se inscrever no programa e concordar com os termos.