Fique em alerta para este golpe que está roubando dinheiro das vítimas
A situação chegou em um ponto tão crítico que as autoridades brasileiras emitiram um comunicado geral
Nos últimos meses, criminosos estão aplicando um novo golpe para roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Agora, os golpistas estão utilizando o programa “Voa Brasil” (que o Governo Federal sequer lançou) para ludibriar as pessoas. Por conta disso, na última segunda-feira (16), a União emitiu um alerta sobre esse tipo de crime.
Para quem não conhece, o programa Voa Brasil vai permitir que os brasileiros consigam comprar passagens aéreas por R$ 200. O governo acredita que o lançamento oficial do projeto aconteça no fim deste mês de outubro, quando a plataforma estará disponível para os cidadãos.
No entanto, portais falsos estão divulgando que o programa já está ativo para aplicar um golpe e conseguir roubar o dinheiro das pessoas. Portanto, é bem fácil se deparar com páginas e até mesmo aplicativos que fingem ser o site oficial do Voa Brasil para conquistar a confiança das vítimas.
Golpe do Voa Brasil: como o dinheiro é roubado?
A fraude em questão funciona da seguinte forma: as pessoas que entram nesses portais falsos recebem a informação de que o programa Voa Brasil está ativo. Assim, para participar, é preciso clicar em um link para fazer o seu cadastro e conseguir as passagens com o desconto.
Ao acessar o link, a pessoa é redirecionada para uma página onde deve informar dados pessoais, como nome completo e o número do CPF. Na sequência, o golpe continua com os criminosos afirmando que para garantir a vaga no programa, a pessoa deverá fazer um pagamento via PIX ou cartão de crédito. Em alguns casos, as vítimas podem acabar pagando por passagens aéreas que não existem.
União emite alerta para evitar mais golpes
O Governo Federal emitiu um alerta para educar as pessoas sobre o novo golpe que visa roubar dinheiro das vítimas. Segundo o comunicado emitido, o lançamento do Voa Brasil ainda não aconteceu e, por conta disso, não é possível comprar as passagens por R$ 200.
Além disso, foi destacado que nenhum representante do governo vai ligar ou entrar em contato para falar sobre o programa. Logo, os interessados deverão acessar a plataforma oficial, na qual todas as operações referentes à compra de passagens vão acontecer. Até lá, fique atento a estes sites e, se possível, denuncie, pois isso pode evitar que outras pessoas se tornem vítimas.
Como evitar ser vítima de um golpe?
Para não ter dor de cabeça e prejuízos financeiros, é preciso se atentar aos pequenos detalhes. Para isso, o primeiro passo é se manter bem informado. No caso dos golpes envolvendo o vindouro programa do Governo Federal, a falta de conhecimento sobre a data de lançamento do Voa Brasil levou diversas pessoas a caírem no golpe. Logo, sempre procure por fontes oficiais e confiáveis.