Vazou a lista de quem pode receber o Bolsa Família 2023 em outubro

Saiba quem são os brasileiros que podem receber o benefício social concedido pelo Governo Federal

O Bolsa Família, desde a sua reativação em março deste ano, tem passado por diversas mudanças, principalmente em suas regras. O objetivo dessas alterações é garantir que o programa atenda aqueles cidadãos que realmente precisam do auxílio, neste caso, os menos abastados financeiramente.

Sendo assim, além de estar devidamente registrado no Cadastro Único (CadÚnico), é fundamental que os interessados em ingressar no programa de transferência de renda cumpram as normas impostas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Dito isso, nesta matéria, veja quem tem direito ao Bolsa Família.

Quem pode receber o benefício governamental?

Além do que já foi mencionado, o principal critério para fazer parte do programa é que cada membro da família tenha uma renda máxima de R$ 218 por mês. Em outras palavras, basta somar toda renda gerada pelo núcleo familiar, por mês, e dividir pelo número de pessoas desta família. Caso o rendimento mensal atenda este critério, é possível ser agraciado pelo Bolsa Família.

Recebo um salário mínimo, posso receber o Bolsa Família?

A depender de quantas pessoas na família vivem com o montante em questão, o Governo Federal libera a entrada no programa social. Exemplo: se em uma casa exista só um provedor que ganhe um salário mínimo, cinco pessoas — além dele mesmo — devem viver com essa quantia.

Regras para continuar recebendo o auxílio

Como citado há pouco, a família não pode ficar sem atualizar o CadÚnico. Portanto, sempre que houver alguma mudança de endereço, de telefone de contato e na composição familiar, como nascimento, falecimento, casamento e adoção, é preciso informar às autoridades competentes. Para isso, basta se dirigir até uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) munido de documentos oficiais.

Além disso, o beneficiário e sua família precisam se comprometer com alguns deveres relacionados à área da educação e da saúde. Sendo eles:

  • 1. Realização do acompanhamento pré-natal;
  • 2. Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • 3. Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
  • 4. Para as crianças de quatro a cinco anos, frequência escolar mínima de 60%;
  • 5. Para contemplados de seis a 18 anos que não completaram a educação básica, frequência escolar mínima de 75%.

Como recebo o Bolsa Família?

O responsável pela família recebe um cartão do governo para poder sacar o dinheiro todos os meses. O cadastro também abre, automaticamente, uma conta digital na Caixa Econômica Federal (no aplicativo Caixa Tem) sem custos. Por lá, é possível pagar contas, realizar transferências e fazer PIX.

Como bem sabemos, o benefício é concedido nos últimos 10 dias úteis do mês, com a data do depósito sendo estabelecida de acordo com último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Inclusive, os pagamentos do mês de outubro já começaram e vão até o dia 31 do mês referente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.