Benefício bloqueado do Bolsa Família: atualize seu CadÚnico com urgência
Devido ao pente-fino realizado, milhares de brasileiros podem ter seu benefício bloqueado; saiba como evitar
Certamente, você já ouviu falar que o Bolsa Família está passando por uma auditoria. Neste sentido, a Controladoria-Geral da União (CGU) vem realizando, todos os meses, o popularmente conhecido como “pente-fino” nos cadastros do programa social.
A medida tem como objetivo principal garantir que os cidadãos que realmente precisam dos recursos concedidos tenham acesso a eles. Sendo assim, a CGU está verificando se os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estão sendo cumpridos.
Portanto, para garantir a continuidade da pensão, é fundamental que o beneficiário mantenha suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizadas, uma vez que o banco de dados do Governo Federal é a porta de entrada para diversos benefícios sociais. Com tudo isso em mente, a seguir, confira como evitar o bloqueio do Bolsa Família.
CGU realiza pente-fino no Bolsa Família
As averiguações estão atualizadas pela Lei n° 10.180, no artigo 21, que permite a realização de auditorias para a avaliação dos procedimentos adotados nos cadastros sociais. Vale frisar que a CGU vem analisando os dados, e não a gestão do município.
Recentemente, a cidade de Alagoinhas, na Bahia, recebeu a visita da entidade. O Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, Romualdo Anselmo dos Santos, explicou o motivo. Ele conta que o procedimento se trata de um esforço para garantir que as regras impostas pelo MDS estejam sendo cumpridas, em especial pelas famílias unipessoais, isto é, aquelas compostas por um único membro.
Beneficiários que podem ser afetados pela medida
Como mencionado há pouco, os contemplados registrados como unipessoais precisam ficar atentos. Ou seja, o pente-fino está focado nos cadastros destas pessoas. Portanto, as demais famílias contempladas não precisam se preocupar, mas, de toda forma, também precisam manter os dados no CadÚnico atualizados.
Todavia, se você mora sozinho e recebe o Bolsa Família, é provável que seu cadastro passe por uma avaliação. É importante mencionar que a auditoria não significa que o benefício vai ser encerrado, mas sim uma forma de garantir que os requisitos para recebimento do auxílio estão sendo cumpridos. Logo, se tudo estiver em ordem, não há motivo para pânico.
O que representa essa auditoria?
Por fim, mas não menos importante, salientamos que o procedimento se trata de um passo rumo à transparência nos programas sociais do Governo Federal. Em suma, é sempre bom se manter informado e atento aos comunicados emitidos pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), órgão responsável pelo acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família.
Dito isso, caso seja necessário, se dirija até a unidade do CRAS mais próxima de sua casa para atualizar o seu cadastro e, de quebra, manter a continuidade dos pagamentos concedidos pelo programa de transferência de renda. É importante estar munido de documentos oficiais de identidade, como CPF e RG, comprovante de residência e comprovante de renda.