SMS de falso 0800 limpa todas as contas das vítimas; saiba se proteger

Diversos golpistas estão utilizando o golpe do SMS falso para prejudicar milhões de brasileiros. Confira como se proteger.

Os golpes financeiros são aplicados constantemente por meio de ligações e mensagens telefônicas. Apesar de ser uma prática comum no Brasil, é possível se proteger desta fraude de diversas maneiras, e por isso, é importante que os usuários de telefones fiquem sempre atentos às informações que são repassadas.

Recentemente, um golpe do SMS falso passou a atingir diversas pessoas. Isso porque trata-se de uma mensagem fraudulenta criada com o intuito de passar credibilidade para as vítimas e que contém o número de 0800 (aquele utilizado para atendimento gratuito).

Esse golpe também é conhecido como o “golpe da falsa central de atendimento”, e além do SMS, é aplicado também por aplicativos de trocas de mensagem como o WhatsApp e o Telegram. Geralmente, os golpistas entram em contato com a vítima informando sobre uma transação suspeita de grande valor financeiro em uma compra e solicitam que ela entre em contato com a suposta central de atendimento, para esclarecer a situação.

Golpe do SMS falso faz diversas vítimas no Brasil

De acordo com o alerta feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na mensagem, o criminoso usa o nome de alguma instituição financeira com a seguinte mensagem: Compra aprovada em R$ XXXXX em (alguma loja do varejo conhecida). Para confirmar, digite o número 1. Caso desconheça a transação, ligue para a central (do banco) no número 0800 XXXXXX.

Após a vítima entrar em contato, os golpistas informam que a compra está em análise e dão algumas orientações para que a pessoa realize uma transação via Pix para regularizar sua situação. Em muitos casos, os fraudadores ainda solicitam dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.

Os golpistas também podem informar que as milhas ou pontos do cartão estão vencendo, e pedem para que o cliente ligue para a falsa central telefônica, para não perder a vantagem. Nestes casos, são enviados links de sites que induzem o cliente a realizar downloads de aplicativos com vírus, que podem prejudicar o funcionamento do telefone e que fazem com que os golpistas possam ter acesso a informações pessoais e aplicativos da vítima.

De acordo com as orientações da Febraban, os bancos não enviam números por SMS, não pedem dados confidenciais, como senhas ou tokens, não ligam pedindo transferências, como o Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta, e também nunca ligam para fazer um estorno de transação.

“Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone. Ao receber uma ligação suspeita, desligue e, de outro telefone, ligue para os canais oficiais de seu banco”, aconselha o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

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