Novo cartão do Bolsa Família 2024: saiba quem tem direito e como solicitar
Diversos beneficiários do Bolsa Família podem ter direito ao cartão do programa social que é destinado para quem recebe os valores mensalmente.
Um dos principais benefícios sociais pagos para os cidadãos brasileiros, o Bolsa Família contempla mais de 20 milhões de pessoas em todo Brasil e é voltado exclusivamente para os cidadãos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social. O programa de transferência de renda existe desde o ano de 2003, mas chegou a ser substituído pelo Auxílio Brasil entre 2021 e 2022, voltando à ativa agora em 2023 por meio de uma Medida Provisória.
O benefício é pago todos os meses, sempre nos dez últimos dias úteis, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que repassa os valores por meio da Caixa Econômica Federal. Os beneficiários do programa têm direito a um cartão, que pode ser utilizado para os saques do benefício e até mesmo para compras.
Cartão do Bolsa Família
Dentre as principais funcionalidades do cartão do Bolsa Família, estão: as transferências e recebimentos ilimitados via Pix, até dois saques por mês em bancos 24h, até três transferências por mês para contas de outros bancos e até dois saques por mês em um terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente.
Para que o beneficiário tenha acesso ao cartão do Bolsa Família, é necessário estar com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o banco de dados utilizado pelo governo para enquadrar diversos cidadãos em benefícios assistenciais.
Além das opções já citadas, o cartão do Bolsa Família possibilita que os beneficiários realizem compras no débito, não sendo necessário sacar os valores da conta bancária. O cartão é enviado pelo Governo Federal aos endereços dos beneficiários inscritos no CadÚnico, não sendo necessário realizar solicitações.
Lembrando que o Bolsa Família possui um calendário de pagamentos baseado no NIS (Número de Inscrição Social) de cada beneficiário. Portanto, os valores de no mínimo R$ 600 estarão disponíveis no cartão sempre que o depósito ocorrer. Neste mês, os pagamentos já foram iniciados, beneficiando primeiro aqueles que possuem o NIS com o final 1, e por último, aqueles que possuem o NIS com o final 0.
Calendário do Bolsa Família em outubro
- NIS de final 1: dia 18 de outubro;
- NIS de final 2: dia 19 de outubro;
- NIS de final 3: dia 20 de outubro;
- NIS de final 4: dia 23 de outubro;
- NIS de final 5: dia 24 de outubro;
- NIS de final 6: dia 25 de outubro;
- NIS de final 7: dia 26 de outubro;
- NIS de final 8: dia 27 de outubro;
- NIS de final 9: dia 30 de outubro;
- NIS de final 0: dia 31 de outubro.