Atenção: se seu app do Bolsa Família está assim você foi BLOQUEADO
Diversos beneficiários do Bolsa Família podem ter o seu benefício bloqueado caso uma importante mensagem apareça no app.
Um dos principais benefícios sociais do Governo Federal, o Bolsa Família é destinado exclusivamente para os brasileiros de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Todos os meses, são repassados para mais de 20 milhões de pessoas em todo o Brasil valores mínimos de R$ 600, no entanto, em alguns casos, é possível que os valores sejam bloqueados.
As quantias são pagas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que realiza os repasses dos benefícios mensalmente através da Caixa Econômica Federal. O banco é responsável pelos depósitos que ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês.
Para lidar com o alto número de pessoas beneficiadas, o Bolsa Família conta com um aplicativo próprio, e os pagamentos podem ser recebidos, também, por meio do Caixa Tem, que é o app de poupança social da Caixa. É por meio destas plataformas que é possível que o cidadão saiba se está com o benefício ativo ou não.
Como saber se o Bolsa Família foi bloqueado pelo aplicativo
Caso você entre no seu aplicativo do Caixa Tem e apareça apenas a mensagem que informa que o Bolsa Família de setembro foi pago, isso quer dizer que seu benefício pode sim ter sido cancelado. Portanto, é importante entrar em contato com a central de atendimento do programa, através do número 121, para resolver sua situação em uma unidade do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
Caso tenha ocorrido o cancelamento, o beneficiário do Bolsa Família não recebe a parcela paga no mês de outubro neste mês, e tampouco de forma retroativa. Por sua vez, caso o benefício tenha sido apenas bloqueado, é possível receber o valor retroativo na próxima parcela que será paga para você.
Os valores do Bolsa Família são pagos de acordo com o NIS (Número de Inscrição Social) de cada beneficiário, e, neste mês de outubro, já começou a ser repassado para os beneficiários desde a última quarta-feira (18), beneficiando aqueles que possuem o NIS com o final 1. Os pagamentos seguirão até o dia 31, beneficiando por último quem tem o NIS com o final 0.
Calendário do Bolsa Família em outubro
- NIS de final 1: dia 18 de outubro;
- NIS de final 2: dia 19 de outubro;
- NIS de final 3: dia 20 de outubro;
- NIS de final 4: dia 23 de outubro;
- NIS de final 5: dia 24 de outubro;
- NIS de final 6: dia 25 de outubro;
- NIS de final 7: dia 26 de outubro;
- NIS de final 8: dia 27 de outubro;
- NIS de final 9: dia 30 de outubro;
- NIS de final 0: dia 31 de outubro.