Abono Natalino liberado pelo INSS; veja lista de quem recebe extra
O montante concedido pela autarquia é fundamental para milhares de beneficiários
Com o fim do ano cada vez mais próximo, milhares de brasileiros começam a ficar eufóricos, uma vez que o abono natalino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será pago, garantindo aquela renda extra para conseguir festejar de maneira digna com a família ou aliviar as contas.
Também conhecido como 13° salário do INSS, o abono natalino da autarquia foi criado como uma parcela a mais ao ano para auxiliar aqueles que mais precisam, neste caso, os aposentados e pensionistas. Sendo assim, nesta matéria, confira quando o repasse do benefício será feito e quem tem direito de recebê-lo.
Por que o abono natalino do INSS é importante?
De modo geral, o abono natalino do INSS foi criado para trazer alívio nas finanças dos aposentados e pensionistas do órgão previdenciário durante o período de festas de fim de ano. Os valores seriam devidos em duas prestações, nos meses de agosto e novembro, assim, os segurados podem contar com as quantias no final do ano.
Dessa forma, a parcela do abono natalino é reajustado conforme o salário mínimo vigente. Portanto, como o piso salarial brasileiro é de R$ 1.320, os aposentados e pensionistas do INSS que recebem o mínimo, irão receber de acordo com o valor base. Contudo, os segurados que ganham acima do mínimo, recebem reajustado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Neste sentido, as parcelas do 13° salário podem ser consultadas diretamente pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Em suma, devido à importância dos valores concedidos, desde 2020, com a pandemia da COVID-19, os repasses estão sendo adiantados, para que os contemplados pela autarquia previdenciária não tenham que esperar tanto para ter acesso aos valores.
Quando serão feitos os pagamentos?
Neste ano, a distribuição dos valores do abono natalino do INSS foram antecipados mais uma vez. Inclusive, eles já aconteceram. Sendo assim, os pagamentos foram efetuados em duas parcelas em maio e junho, totalizando 30 milhões de aposentados que receberam.
No entanto, existem segurados que começaram a receber o montante após o mês de maio de 2023. Nestes casos, para que não possam ter prejuízos com a espera das próximas parcelas, irão receber os valores devidos em duas parcelas ainda em 2023. Em síntese, os valores da primeira prestação se darão até o dia 20 de novembro, enquanto o valor da segunda parcela se dará até o dia 20 de dezembro.
O benefício é uma espécie de empréstimo?
Indo direto ao ponto, o abono natalino do INSS não se trata de um empréstimo. Devido a sua natureza auxiliar, ele serve, como mencionado anteriormente, como uma ajuda para aliviar as dívidas adquiridas no final do ano, tendo em vista que, na maioria das vezes, os preços costumam subir nessa época.
Por fim, vale destacar que o 13° salário concedido é destinado exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS. Porém, os segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não são contemplados, uma vez que se trata de um benefício de natureza assistencial e não contributiva.