Lista de quem pode sacar o valor do BPC antecipadamente

O Governo Federal confirmou que antecipará o benefício; veja quando ele será liberado para saque

Além do Bolsa Família, outros programas de cunho social são fundamentais na vida dos cidadãos mais pobres. Um deles é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio mensal destinado justamente para esta parcela da população. Contudo, bem como qualquer outro benefício, é preciso cumprir algumas regras e critérios de elegibilidade para ser agraciado pela pensão.

Pensando nisso, a seguir, confira se a parcela do BPC foi, de fato, antecipada e se você poderá sacá-la. Com tudo isso em mente, siga a leitura até o fim para saber como funciona o benefício mencionado e tudo sobre a sua antecipação.

BPC: quem pode receber o auxílio?

Antes de mais nada, devemos destacar que o Benefício de Prestação Continuada funciona como uma política pública crucial. Isso porque ele é destinado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não conseguem gerar renda sozinhas, agraciando-os com uma pensão mensal para garantir o sustento.

Os critérios para receber o BPC são bem rigorosos, uma vez que envolve a comprovação de renda per capita (por pessoa) familiar inferior a 1/4 do salário mínimo vigente e a condição de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, é preciso que o solicitante não receba nenhum outro benefício previdenciário ou assistencial, muito menos tenha outra fonte de renda.

Neste sentido, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) considera a inscrição do beneficiário no Cadastro Único (CadÚnico). Ao estar no banco de dados do Governo Federal e com os dados atualizados, o benefício será repassado regularmente ao cidadão. Além disso, o órgão realiza uma perícia médica no caso das pessoas com deficiência.

O BPC figura como um benefício fundamental pelo fato de ser uma rede de segurança para grupos vulneráveis, assegurando o acesso a recursos essenciais para seu sustento básico. Para milhares de contemplados, o auxílio em questão é a única fonte de renda, ajudando-os a sair da extrema pobreza e garantir um padrão de vida mais digno.

Ainda, o BPC permite que os contemplados com deficiência tenham acesso a recursos que facilitam sua participação na sociedade. Logo, o benefício não atende apenas às necessidades básicas de subsistência, mas também serve para ajudar na obtenção de serviços de saúde, educação e outras formas de suporte fundamentais para a melhorar a qualidade de vida e a inclusão social.

Afinal, o BPC vai ser antecipado?

Em 2023, o Brasil tem passado por inúmeras situações climáticas complicadas. Pegamos como exemplo a região sul do país, que vem sofrendo com chuvas fortes e enchentes. Por outro lado, municípios do Amazonas passam por uma estiagem histórica, responsável por comprometer a vida de milhões de famílias.

Por conta disso, para ajudar as vítimas dos desastres climáticos, o Governo Federal confirmou que vai adiantar o pagamento do BPC para os beneficiários que residem nos estados do Rio Grande do Sul e do Amazonas. No entanto, só receberão de maneira antecipada aqueles que residem em cidades que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Dessa forma, em vez de aguardarem até o dia do pagamento, os contemplados receberão no primeiro dia dos repasses deste mês de outubro. Assim, o INSS começa a pagar os segurados no dia 25 (quarta-feira).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.