Benefícios ‘escondidos’ do Cadastro Único que vão te ajudar bastante

Diversos benefícios sociais são pagos mensalmente para milhões de brasileiros em todo o país através do Cadastro Único. Confira quais são eles.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o banco de dados utilizado pelo governo para enquadrar milhões de cidadãos brasileiros em benefícios sociais. Entre eles, está o Bolsa Família, que atende mais de 20 milhões de famílias em todo o país e é voltado exclusivamente para cidadãos de baixa renda e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, além do Bolsa Família, existem outros benefícios sociais que podem ser repassados através da inscrição no CadÚnico. Por conta disso, diversos cidadãos, jovens, adultos e idosos devem se atentar para as regras dos benefícios que podem contemplá-los e fazer suas inscrições, para que recebam a assistência devida.

Antes de tudo, é necessário conhecer quais são os benefícios que podem ser acessados por meio do Cadastro Único. No entanto, é importante salientar que a inscrição, por si só, não garante que o benefício irá ser repassado para o cidadão, visto que cada um deles possui seus requisitos.

Benefícios escondidos do Cadastro Único

A inscrição no CadÚnico pode ser feita por meio de uma visita a uma unidade do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), e as famílias que desejam se inscrever no CadÚnico precisam apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 660,00, ou três salários mínimos como renda familiar, o que resulta numa quantia de R$ 3.960,00. 

Em muitas cidades, existem mais de uma unidade do CRAS justamente para atender o número de famílias que precisam ser enquadradas nestes benefícios. Para realizar a inscrição, é necessário que o beneficiário tenha pelo menos de 16 anos de idade e resida na casa da família que irá ser beneficiada. Além disso, é preciso apresentar um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e título de eleitor, com exceção de famílias indígenas ou quilombolas, que podem apresentar outros documentos.

Porém, para as demais famílias, também é preciso apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade e carteira de trabalho. Além disso, é preciso contar com um comprovante de residência atual, que seja dos últimos três meses, como contas de água ou contas de energia.

Dentre os benefícios incluídos no Cadastro Único, estão: Minha Casa, Minha Vida, Carta Social, aposentadorias para pessoas de baixa renda, Auxílio Gás, carteira do idoso, Programa Brasil Carinhoso, passe livre para pessoas com deficiência, Programa de Cisternas, Pro Jovem Adolescente, Telefone Popular, Tarifa Social da Energia Elétrica, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento).

Também é válido informar que o CadÚnico possui um aplicativo, por onde podem ser consultados os benefícios de cada beneficiário e facilitam a vida daqueles que recebem os benefícios, por não precisar ir ao CRAS resolver todas as pendências. As atualizações de dados precisam ser feitas a cada 24 meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.