CAIXA vai pagar Bolsa Família e mais 3 benefícios de forma ANTECIPADA

A Caixa Econômica Federal, está antecipando o pagamento do Bolsa Família e outros benefícios por conta das fortes chuvas que assolam o país

Está se iniciando hoje o ciclo de pagamentos do Bolsa Família referente a outubro. O programa, conhecido por sua importância na assistência às famílias de baixa renda no Brasil, realiza seus pagamentos nos últimos 10 dias úteis de cada mês, seguindo a ordem do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.

Neste mês, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do Bolsa Família, deu início aos depósitos dos benefícios na quarta-feira, dia 18, destinando esses pagamentos aos beneficiários cujo NIS termina em 1.

Além disso, a Caixa oferece a opção para as famílias inscritas no programa acessarem e gerenciarem seus recursos, disponível na conta Poupança Social Digital, através do aplicativo Caixa Tem. Essa modernização proporciona maior praticidade e agilidade aos beneficiários na gestão de seus benefícios.

Beneficio complementar do Bolsa Família em outubro

O Bolsa Família, além dos pagamentos regulares, inclui um benefício adicional neste mês de outubro, o “Auxílio Gás”. Esse auxílio consiste em um valor fixo de R$ 106 e foi estabelecido com o objetivo de mitigar o impacto do aumento no preço do gás de cozinha no orçamento das famílias de baixa renda.

A crise econômica e a inflação afetaram profundamente o preço do gás de cozinha, tornando-o menos acessível para muitas famílias brasileiras. Atualmente, mais de 5,3 milhões de famílias recebem esse benefício a cada dois meses. O auxílio equivale a 100% do valor médio nacional de um botijão de gás de cozinha com capacidade de 13 quilos.

Outros pagamentos disponíveis pela Caixa

Além do Auxílio Gás, outro benefício relevante que já foi liberado é o “Saque Aniversário do FGTS“. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança forçada para trabalhadores com carteira assinada. O Saque Aniversário permite que os beneficiários retirem uma parte do saldo de sua conta no FGTS anualmente, de acordo com a data de seu aniversário.

O quarto benefício a ser adiantado é o Seguro-Defeso do Pescador Artesanal, um programa que prevê um repasse de R$ 850 para pescadores extrativistas e pequenos agricultores com renda de até um salário mínimo e meio, que foram afetados por perdas em suas produções. Esse seguro foi antecipado devido a seca extrema que assola a região norte do Brasil desde o início desse mês.

Segundo o superintendente da SFA, aproximadamente 80% dos pescadores – um total de 112 mil – já enfrentam graves consequências devido a essa seca. Em resposta a essa situação, o governo federal anunciou um conjunto de medidas durante a visita do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e sua equipe ministerial a Manaus no início deste mês. Foi após essa visita que o Seguro-Defeso foi antecipado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.