Entenda como o IBGE pode cancelar o seu Bolsa Família se você não tiver cuidado

Os mais de 20 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família, assim como os demais brasileiros, receberam no ano passado a visita de recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mais conhecidos como IBGE, que realizou nos últimos meses o Censo Demográfico para mapear as características da nossa população e como vivemos.

Esses dados individuais recolhidos pelo IBGE, como a quantidade de pessoas que vivem em cada casa do país e a renda dessas pessoas, por exemplo, são convertidos em dados gerais pelos pesquisadores e serão divulgados em breve, mostrando quantas pessoas há atualmente no país, qual a renda média dos brasileiros, quantos tem casa própria, dentre outros dados generalizados.

Contudo, já na época das visitas dos recenseadores, havia muitas dúvidas entre os beneficiários do programa de transferência de renda sobre a possibilidade dos dados individuais das famílias serem usados pelo governo federal para identificar e cancelar beneficiários que poderiam estar apresentando alguma irregularidade, e neste período, o governo e o IBGE negaram isso poderia ocorrer.

Isso porque as informações individuais de cada grupo familiar recolhidas pelos recenseadores são sigilosas, e portanto, é verdadeiro que o IBGE não pode compartilha-las com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que administra o Bolsa Família. Contudo, é importante lembrar também que o governo utiliza os dados gerais da população do país para adequar as suas políticas públicas.

Entenda como o IBGE pode cancelar o seu Bolsa Família

Dessa forma, não é coreto afirmar que dados pessoais repassados para o Censo provoquem bloqueios ou cancelamentos entre os beneficiários do Bolsa Família, pois o governo não terá acesso a esses dados individualizados. No entanto, de modo geral, o resultado das pesquisas realizadas pelo IBGE pode influenciar o início de processos de averiguação cadastral quando divergências são apontadas.

É exatamente isso que está acontecendo neste momento. De acordo com uma reportagem divulgada pelo site UOL recentemente, os técnicos do ministério responsável pelo programa estão preocupados porque os dados preliminares do Censo indicam que o número total de famílias unipessoais no país é menor do que o n´mero de famílias desse tipo que recebem atualmente o benefício do programa.

Famílias unipessoais são aquelas formadas por apenas um integrante que declarou no momento da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) que morava sozinho. A possibilidade de boa parte dos unipessoais do Bolsa Família não existirem de fato acendeu um alerta no governo, que decidiu reforçar a fiscalização entre esse grupo de beneficiários, e por isso, novos bloqueios ou cancelamentos poderão ocorrer em breve.

Os beneficiários unipessoais do programa serão bloqueados, independentemente de apresentarem alguma suspeita ou não, e terão que procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizar os dados e comprovar que moram sozinhos. Depois que fizeram isso, serão desbloqueados e voltarão a receber. Mas os falsos unipessoais que não conseguirem realizar essa comprovação serão cancelados.

Bolsa Família agosto

Os pagamentos de agosto do novo programa Bolsa Família começaram na última sexta-feira, dia 18, e seguirão acontecendo até o dia 31, no final do mês, conforme o cronograma abaixo:

  • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de agosto;
  • NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 19/08);
  • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de agosto;
  • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de agosto;
  • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de agosto;
  • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de agosto;
  • NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 26/08);
  • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de agosto;
  • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de agosto;
  • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.