Itaú cancela serviço ESSENCIAL e pega clientes de surpresa

A presença das instituições financeiras é uma realidade constante no cotidiano de milhões de brasileiros. Entre elas, destaca-se o Itaú, o maior banco privado da América Latina, que oferece uma ampla gama de serviços para seus clientes.

No início de 2023, o banco surpreendeu muitos ao anunciar o cancelamento da modalidade de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoas físicas após três décadas de operação. A decisão também afetará os usuários jurídicos, com a opção sendo desativada ao longo do mesmo ano.

Itaú responde mudanças

O banco justificou a mudança como uma forma de oferecer a melhor experiência e custo-benefício para seus clientes. Segundo a instituição, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos, tem a função de transferência e está disponível a todo momento, o que torna o DOC desnecessário.

Alegando que os clientes não ficarão desamparados nesse sentido, o banco informou que, ao desativar o DOC, os usuários poderão optar por transferir os recursos para outra instituição apenas por meio do Pix ou da TED (Transferência Eletrônica Disponível) — esta última ainda mantida como opção para pessoas físicas e jurídicas.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), por sua vez, revelou estar estudando o fim do DOC para todo o setor bancário, mas ressaltou que, até o momento, nada foi definido. A decisão do Itaú parece ter sido a pioneira nesse sentido, e outras instituições podem seguir o exemplo em breve.

Mudanças significativas

As mudanças no Itaú já estão em curso desde o segundo semestre de 2022, quando as transferências via DOC para pessoas físicas nos canais físicos e digitais começaram a ser desligadas gradualmente. Os canais físicos foram os primeiros a serem desativados, já que apresentavam menor número de transações nessa modalidade.

Logo depois, em novembro, o banco descontinuou as operações em caixas eletrônicos e em dispositivos móveis. Até o fim de janeiro de 2023, as transações de pessoas físicas via aplicativo desktop serão completamente desligadas.

Apesar das vantagens apontadas pelo Itaú em relação ao Pix como substituto do DOC e TED, alguns clientes podem se sentir prejudicados com o cancelamento dessa modalidade. O DOC era uma opção de transferência consolidada, utilizada por muitos usuários ao longo dos anos e a sua desativação pode gerar desconforto e exigir adaptações por parte dos clientes acostumados com esse método.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.