NOVO CARTÃO DO BOLSA FAMÍLIA: o que vai acontecer com os cartões antigos?

A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou o repasse do novo cartão do Bolsa Família. Entretanto, os beneficiários que possuem o cartão antigo podem continuar utilizando a ferramenta enquanto o novo produto não é entregue aos beneficiários do programa de transferência de renda.

De acordo com informações da Caixa Econômica, apenas uma pequena parte dos beneficiários do antigo Auxílio Brasil receberam o cartão com chip e acesso a funcionalidade de compras no débito. Sendo assim, o objetivo do novo governo é expandir essa ferramenta e sua funcionalidade.

O novo cartão do Bolsa Família

O novo cartão do Bolsa Família promete mais segurança e praticidade para os segurados. A CEF revelou que o novo cartão conta com cinco vantagens para os beneficiários do Bolsa Família. Veja quais são elas a seguir:

  • O novo cartão do Bolsa Família contará com chip;
  • O cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
  • Benefícios da Poupança;
  • Saldo pelo aplicativo;
  • O cartão poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

A modalidade de compras no débito é uma grande vantagem para os beneficiários do programa, uma vez que permite que o segurado faça compras e pague direto com a função débito do cartão. Ou seja, deixa de ser necessário ir até uma agência bancária ou lotérica para efetivar o saque do benefício.

“Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar as pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos”, garantiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.

Quem tem direito ao novo cartão do Bolsa Família?

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pasta responsável pelo programa de transferência de renda, informou que a nova ferramenta estará disponível para todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família, sem exceções.

Além disso, no começo de 2023, o ministro do MDS, Wellington Dias (PT), ainda informou que o novo cartão seria enviado também para os beneficiários indígenas e pescadores artesanais que ficaram proibidos de exercer suas atividades pesqueiras durante o período de defeso de algumas espécies.

O cartão será enviado pelo próprio MDS a partir dos Correios, isso significa que os beneficiários do programa não precisam tomar qualquer medida para receber a nova ferramenta do programa de transferência de renda. A única exigência é de que os beneficiários estejam com os dados atualizados junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma vez que o cartão será enviado para o endereço informado junto ao CRAS.

“É muito importante que os beneficiários mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único, informando qualquer mudança de endereço ou contato correto. Assim, será possível garantir que o novo cartão seja enviado para o endereço correto e que as famílias possam usufruir dos benefícios da nova função”.

Beneficiários que moram em regiões de difícil acesso ou em área de risco podem não receber o cartão. Desse modo, os Correios, responsáveis pelo envio, podem mandar a ferramenta para a agência bancária do beneficiário ou para a sede dos Correios mais próxima de sua casa.

O MDS confirmou o início do envio, entretanto, nenhum beneficiário relatou o recebimento do cartão. Como o Bolsa Família atende milhões de famílias, o envio será feito de modo gradual, para evitar o congestionamento do repasse. A CEF ainda informou que os entregadores dos Correios não pedem informações particulares, como o número da conta ou a senha. Caso o entregador peça algum dado particular para confirmar a entrega do cartão, desconfie, pois pode se tratar de um golpe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.