Uso correto da Panela de Pressão: Lista revela 6 DICAS VALIOSAS para EVITAR que ela EXPLODA

A panela de pressão pode ser considerada uma bomba, principalmente para quem não está acostumado com as suas funcionalidades. Quando ela explode, pode causar sérios danos, tanto materiais quanto para a saúde humana. Em casos mais graves, a vítima pode vir a óbito.

O caso mais recente aconteceu no interior de São Paulo, na noite de quinta-feira (9), em uma churrascaria. A cozinheira, que estava em seu primeiro dia de trabalho, foi acertada e arremessada pela panela de pressão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

Por esse motivo, é importante ter algumas coisas em mente quando se vai trabalhar em uma cozinha na qual se utiliza a panela de pressão. Dessa forma, veja algumas dicas a seguir:

Veja se tem o selo do Inmetro

O Inmetro é uma reguladora de serviços e produtos com foco em segurança. Por isso, antes de comprar uma panela de pressão, é importante saber se o Inmetro deu o aval para que aquele produto estivesse à venda. De forma mais simples, o Inmetro vai dizer se a panela de pressão é ou não segura para uso. Caso a panela não apresente o selo, o indicado é não comprar.

Não ultrapasse o volume

Cada panela de pressão tem um volume máximo definido pela fabricante. Esse volume é registrado, geralmente, dentro da panela, indicado por uma linha. Essa linha informa quanto alimento ou líquido pode ser colocado dentro do objeto. Caso a panela não tenha esse nível, o indicado é manter o nível de água sempre abaixo do cabo da panela.

Utilize a boca certa do fogão

O fogão possui a boca certa para a panela de pressão. Diferente do que muitos possam imaginar, a boca correta é a menor, tendo em vista que o fogo deve se concentrar somente no centro da panela e não nela como um todo. Por tanto, o indicado é evitar colocá-la em bocas mais largas.

Limpe a sua panela corretamente

Algumas formas de limpar podem acabar danificando a sua panela de pressão. O indicado é evitar as palhas de aço, que vão deixando o item mais fraco com o tempo. Além disso, é importante prestar atenção à limpeza da válvula de escape que pode evitar uma explosão. Entretanto, se estiver entupida, acaba perdendo a sua funcionalidade. Dessa forma, é importante limpar todas as áreas que sai pressão, pois elas não podem ficar obstruídas.

Evite tirar a pressão na água

Embora seja uma medida comum para economizar tempo, não é indicado levar a panela de pressão para baixo da pia para tirar a pressão. Segundo especialistas, isso faz com que a pressão dentro da panela se altere, deformando o material e, consequentemente, aumentando o risco de explosões.

Preste atenção aos sons

Todas as panelas de pressão quando estão sendo utilizadas costumam fazer um barulho chiado indicando que o vapor de água está sendo liberado. Caso você perceba que, de repente, a panela deixou de fazer esse barulhinho característico, corra e desligue o fogo imediatamente. Além disso, o indicado é esperar a panela esfriar, evitando tocá-la.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.