Novas funções serão liberadas com o NOVO CARTÃO do BOLSA FAMÍLIA 2023?

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), deve começar a entregar, a partir deste mês, o novo cartão do Bolsa Família. Segundo a presidente da CEF, Maria Rita Serrano, a ferramenta será entregue a todos os beneficiários e contará com mais de 5 benefícios. Mas, o que mais vem chamando a atenção para o cartão é a funcionalidade de compras no débito. Veja os outros benefícios abaixo:

  • O novo cartão do Bolsa Família contará com chip;
  • O cartão será vinculado a uma conta poupança digital da Caixa;
  • Benefícios da Poupança;
  • Saldo pelo aplicativo;
  • O cartão poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

A principal vantagem do novo cartão do Bolsa Família é a habilitação de compras no débito que, além de garantir uma maior praticidade, também aumenta a segurança do beneficiário. Isso porque, com a função de débito disponível, deixa de ser necessário ir até uma agência bancária para realizar o saque do dinheiro, correndo o risco de ser pego na famosa “saidinha do banco”, quando ladrões abordam as pessoas assim que elas deixam a agência.

Segundo a Caixa Econômica, a tecnologia da nova ferramenta do Bolsa Família permite que a compra seja paga no débito em qualquer estabelecimento, desde que ele aceite a bandeira do cartão.

O que preciso fazer para receber o meu cartão?

Segundo a Caixa Econômica Federal, o beneficiário do programa de transferência de renda não precisa tomar qualquer iniciativa para poder receber o novo cartão do Bolsa Família, tendo em vista que o envio será feito pelo MDS a partir do endereço que foi devidamente cadastrado no banco de dados do Cadastro Único (CadÚnico). Desse modo, basta estar com os dados atualizados para receber o cartão.

“É muito importante que os beneficiários mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único, informando qualquer mudança de endereço ou contato correto. Assim, será possível garantir que o novo cartão seja enviado para o endereço correto e que as famílias possam usufruir dos benefícios da nova função”, reforçou a Caixa.

Se o endereço do beneficiário estiver localizado em área de risco ou local de difícil acesso e, por esse motivo, os Correios não realizarem o envio, o beneficiário pode ficar tranquilo, pois o cartão será enviado para a sede dos Correios ou para a agência bancária do beneficiário. A retirada pode ser feita no local pelo titular do cartão em ambas as situações.

Quando o cartão será entregue?

Ainda não foi informado uma data para o recebimento do novo cartão de débito do Bolsa Família, mas o Governo Federal garantiu que já começou o envio tanto para aqueles que já possuem os cartões antigos do Auxílio Brasil e do Bolsa Família, quanto para os beneficiários que não possuem nenhuma das duas opções.

Mas é importante informar que, embora o envio já tenha começado, a distribuição do cartão será feita de modo gradual e aos poucos, tendo em vista que o Bolsa Família tem cerca de 21 milhões de famílias cadastradas por todo o Brasil. Desse modo, a previsão é de que a entrega seja concluída até o final de dezembro, podendo se estender um pouco mais.

Já tenho o cartão do Auxílio Brasil, posso receber o novo?

A Caixa explicou que mesmo os beneficiários que possuem a ferramenta do Auxílio Brasil, que foi entregue aos seus beneficiários em outubro de 2022, deverão receber o novo cartão do Auxílio Brasil.

Mas, enquanto a entrega do cartão do Bolsa Família não é feita, os beneficiários seguirão utilizando a ferramenta do Auxílio Brasil, que está funcionando normalmente e deve garantir que o beneficiário possa realizar o saque do programa de transferência de renda.

“É importante que os beneficiários utilizem o cartão com responsabilidade e sigam as orientações do programa para evitar fraudes e garantir o acesso aos serviços oferecidos”, reforçou a Caixa Econômica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.