Clientes ficam sem internet após operadoras do RJ sofrerem ataques hacker

Milhares de cariocas ficaram sem acesso à internet após uma onda de ataques DDoS, que afetou especialmente a banda larga região. Desde o fim de fevereiro, provedores regionais que vendem internet fixa no estado estão sofrendo com hackers, resultando na lentidão ou até mesmo interrompendo completamente o acesso de clientes.

Ao Tecnoblog, o morador do Rio de Janeiro, Lucas Rodrigues, conta que diversos provedores do Rio de Janeiro estão sofrendo com os inúmeros ataques DDoS, prejudicando milhares de consumidores. Além disso, Rodrigues também reforça que não é a primeira vez que isso acontece no estado.

Diversas operadoras no Rio de Janeiro já se manifestaram sobre o assunto em suas plataformas oficiais. A MS Fibra, que atua em Angra dos Reis, recentemente publicou em seu Instagram que os ataques DDoS atingiram mais de 22 provedores no estado.

Operadoras afetadas

Outros provedores também relataram o mesmo problema em suas redes sociais. Abaixo, você pode conferir o comunicado de cada uma delas. Veja:

  • A OK Virtual, que atua na Região dos Lagos, publicou que a conexão dos clientes pode apresentar indisponibilidade em virtude de ataques cibernéticos, e que a central de atendimento registra número elevado de contatos;
  • A Entra Telecom, do município de Arraial do Cabo, afirma que ataques DDoS estão sendo feitos contra a operadora de internet que fornece o link de conexão;
  • A K1 Fibra, de Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, afirma que o serviço de internet tem apresentado instabilidade em algumas localidades desde 27 de fevereiro;
  • A Voar Telecom, que presta serviços em Jaconé e Tanguá, afirma que sofre lentidões desde 27 de fevereiro, mas que não é possível localizar a origem dos ataques e, por isso, não consegue conter 100% dos casos.

Teoricamente, o bloqueio do IP de onde vem os ataques resolveria o problema, no entanto, os ataques DDoS ocorrem de maneira descentralizada (com vários endereços de IP originários), o que dificulta o combate à prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.