Dinheiro esquecido: veja como descobrir pelo seu CPF; passo a passo em 2023

Segundo o Banco Central (BC), brasileiros podem ter dinheiro esquecido em instituições financeiras que pode ser sacado a qualquer momento. O BC informou que instituições financeiras podem somar um montante de R$ 4 bilhões esquecidos e que estão prontos para a devolução.

Para saber se tem dinheiro para receber, o indivíduo pode acessar o Sistema Valores a Receber, plataforma do Banco Central utilizada para designar a quantia que foi esquecida em contas do tipo corrente ou poupança e em outras instituições financeiras. Além disso, o cidadão pode encontrar valores cobrados indevidamente.

De onde pode vir o dinheiro esquecido?

Segundo o Banco Central, o dinheiro pode ser proveniente de contas correntes ou poupança que foram encerradas, mas ainda tinham dinheiro guardado. Além disso, valores cobrados indevidamente de operações de crédito, parcelas e tarifas também serão devolvidos aos brasileiros.

O Banco Central também revela que capital e rateio de sobras líquidas em cooperativas de crédito também podem ter sido esquecidos, bem como valores relacionados a consórcios encerrados que não foram sacados podem ser devolvidos.

Segunda fase dos Valores a Receber

A primeira etapa do Valores a Receber aconteceu em 2022, mas a segunda fase deve contar com mais informações, por isso, é indicado que o cidadão consulte novamente o portal, tendo em vista que ainda pode haver dinheiro disponível para saque liberado novamente. As novas fontes de recursos incluídas na segunda fase são:

  • Tarifas que foram cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados o BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas às operações de crédito que passaram por cobrança de forma indevida;
  • Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
  • Contas de pagamento pré-paga e pós-paga que acabaram sendo encerradas ainda com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  • Entidades que estejam em liquidação extrajudicial;
  • Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Além disso, a segunda fase da consulta terá mudanças significativas. A principal delas é que não será mais necessário realizar agendamento para sacar o valor. Desse modo, os cidadãos poderão solicitar o saque do dinheiro no momento da consulta.

A segunda fase está prevista para ser iniciada no dia 2 de maio. No momento, o sistema segue apresentando a seguinte mensagem: “temporariamente suspensa para aprimoramento”. A plataforma foi suspensa por tempo indeterminado devido a erros graves do servidor do Banco Central. A situação foi regularizada, mas o site ainda não foi disponibilizado pelo banco.

Como sacar o dinheiro esquecido?

Para sacar o dinheiro, o cidadão precisa criar uma conta no Sistema Valores a Receber. Só então os valores estarão disponíveis para saques. Veja a seguir o passo a passo para sacar os valores esquecidos:

  • Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada e efetue o login;
  • Após isso, realize as consultas dos valores a receber; a instituição que deve devolver o valor; a origem do dinheiro esquecido;
  • Clique na opção “Solicitar por aqui”, para receber via Pix, ou na opção “Solicitar via instituição” para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.