Auxílio Gás: ESTE grupo de beneficiários terá uma grande surpresa em fevereiro

O Programa Auxílio Gás, que repassa recursos para famílias em situação de vulnerabilidade social comprarem o botijão de gás de cozinha, realizará neste mês de fevereiro uma nova rodada de pagamentos, que começará um pouco mais cedo do que o comum. No entanto, por conta do feriadão de Carnaval, um grupo de beneficiários se surpreenderá, pois receberá com quatro dias de antecedência.

Trata-se do grupo de famílias com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) 6, com data marcada para receber no dia 22 de fevereiro, a quarta-feira pós feriadão. Apesar do que diz o calendário oficial de repasses, estas famílias terão os valores pagos pelo governo disponibilizados na conta no dia 18, sábado. Ou seja, receberão antes da data oficial. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal.

Essa antecipação acontece por conta de uma particularidade no sistema de agendamento dos repasses da Caixa e do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa social, que faz com que os valores agendados em um dia caia na conta das famílias imediatamente no dia seguinte. Portanto, já que os pagamentos do dia 22 (quarta-feira pós Carnaval) serão agendados no dia útil anterior, sexta-feira (17), os valores cairão na conta no dia seguinte ao agendamento, sábado (18).

A Caixa também informou que a antecipação não é algo excepcional, pois tal situação ocorre desde o antigo Bolsa Família. Os pagamentos de fevereiro do Auxílio Gás serão realizados junto com o atual Auxílio Brasil através do aplicativo Caixa Tem, Casas Lotéricas, agências da Caixa, correspondentes Caixa Aqui ou caixas eletrônicos, por meio dos cartões do benefício. Porém, aqueles que receberem aos sábados não terão a sua disposição os meios que não funcionam aos finais de semana e nos feriados.

Auxílio Gás de fevereiro antecipado para alguns beneficiários

Apesar das regras do Programa Auxílio Gás definirem que deve ser repassado apenas metade do valor médio nacional dos últimos seis meses do botijão de 13 kg do gás de cozinha, o programa vinha repassando o valor total do botijão, cerca de R$112, desde agosto do ano passado, o que agradou muitos beneficiários. Agora, o novo governo renovou esse repasse, e por conta disso, todos os beneficiários receberão 100% do valor médio do gás de cozinha.

No entanto, o programa social seguirá atendendo apenas as famílias que já recebem desde o ano passado, por volta de 6 milhões, apesar de todos os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) terem direito ao benefício, cerca de 40 milhões de famílias. Isso acontece porque, de acordo com o governo, não há recursos para atender a todos, e por isso neste ano não deverá haver novas inclusões.

Calendário de pagamentos Auxílio Gás fevereiro 2023

Os repasses do Auxílio Gás serão iniciados mais cedo por causa do Carnaval, começando no dia 13, segunda-feira, e terminando no dia 28 do mesmo mês, junto ao Auxílio Brasil. As famílias receberão de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário, mesmo esquema que deverá continuar a ser usado ao longo de todo o ano. Confira o calendário:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 13 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 14 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 15 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 16 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 17 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 22 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 23 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 24 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 27 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 28 de fevereiro.

Além disso, os beneficiários do Auxílio Gás com data marcada para receber as segundas-feiras também deverão receber mais cedo, já que os repasses serão antecipados em dois dias e os valores ficarão disponíveis nos sábados anteriores as datas marcadas no calendário oficial. Portanto, poderão usufruir das antecipação de fevereiro três grupos de beneficiários, confira:

Pagamentos antecipados do Auxílio Gás fevereiro

  • Grupo 1: Beneficiários com NIS de final 1 com data marcada para receber no dia 13 de fevereiro (segunda-feira) receberão no sábado, dia 11 de fevereiro;
  • Grupo 2: Beneficiários com NIS de final 6 com data marcada para receber no dia 22 de fevereiro (quarta-feira, por causa do carnaval) receberão no sábado, dia 18 de fevereiro (JÁ CONFIRMADO);
  • Grupo 3: Beneficiários com NIS de final 9 com data marcada para receber no dia 27 de fevereiro (segunda-feira) receberão no sábado, dia 25 de fevereiro;
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.