Auxílio Gás terá surpresa positiva para beneficiários; Calendário

Beneficiários do Programa Auxílio Gás não receberão pagamentos neste mês de janeiro, porém, no mês seguinte, em fevereiro, o governo federal fará os primeiros repasses de 2023 para estas famílias. Além disso, os beneficiários do programa de transferência de renda para a compra do gás de cozinha deverão se surpreender de forma positiva com os valores recebidos no mês que vem, que será maior do que o esperado.

Isso porque o pagamento extra de 50% do valor médio nacional do botijão de 13kg foi renovado pelo governo federal neste mês de janeiro. Isso significa que todos os beneficiários do programa receberão em fevereiro uma quantia correspondente a 100% do valor médio do botijão. O valor é baseado em um levantamento que é feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) considerando o preço do botijão do gás de cozinha nos últimos seis meses em todo o país. Já que não houveram grandes alterações recentes, os beneficiários deverão continuar a receber por volta de R$112.

O pagamento de 100% do valor do botijão de gás é uma surpresa porque o programa não costuma fazer este tipo de pagamento. De acordo com as regras, o Auxílio Gás deve repassar para as famílias o valor correspondente a apenas 50% do valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg estabelecido pelo levantamento da ANP. No entanto, no último semestre do ano passado o Congresso nacional aprovou uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que, entre outras coisas, autorizou a ampliação do programa por meio do pagamento de 100% do valor do botijão.

No entanto, o pagamento dobrado foi autorizado apenas até dezembro de 2022, devendo voltar a ser de apenas 50% do valor do gás neste ano. Contudo, o governo federal resolveu renovar esse pagamento total do valor do botijão, garantindo para as famílias atendidas o recebimento do mesmo valor pago nos últimos meses, situação positiva para as famílias atendidas, que já estavam cientes da redução que iria ocorrer.

Auxílio Gás terá surpresa positiva para beneficiários

É necessário lembrar também que os pagamentos do Auxílio Gás não ocorrerão em janeiro devido as características do programa, que de acordo com as suas regras realiza os repasses de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses e em meses pares. Dessa forma, após os pagamentos que já ocorreram em dezembro, os próximos acontecerão apenas em fevereiro.

Já as famílias atendidas devem ser as mesmas que já receberam o beneficio nos meses anteriores, pouco mais de 5,5 milhões de famílias. Isso porque a Portaria que renovou os pagamentos extra de 50% do valor do benefício não autorizou a inclusão de novas famílias. segundo as regras, todos os inscritos no Cadastro Único deveriam receber o benefício, quase 40 milhões de famílias, mas o governo afirma não ter recursos suficientes para realizar estes repasses.

Calendário de pagamento do Auxílio Gás fevereiro de 2023

Os pagamentos do Auxílio Gás em fevereiro serão realizados a partir do dia 13, juntamente com os últimos repasses Programa Auxílio Brasil, que será finalizado no segundo mês de 2023. Os valores são depositados de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiários, confira:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 13 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 14 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 15 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 16 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 17 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 22 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 23 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 24 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 27 de fevereiro;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 28 de fevereiro;

Já o depósito dos valores será realizado para as famílias atendidas pelo Auxílio Gás da mesma forma que ocorreu no ano passado. Os beneficiários receberão através do aplicativo Caixa Tem, agencias da Caixa Econômica Federal, Casa Lotéricas ou através dos cartões com a logomarca do Auxílio Brasil ou Bolsa Família, para aqueles que recebem estes benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.