Antecipação do BOLSA FAMÍLIA CONFIRMADA? Pagamentos começam próxima semana

Os primeiros pagamentos de 2023 do Programa Bolsa Família começam na quarta-feira da próxima semana, dia 18 de janeiro. Os repasses deverão ser realizados da mesma maneira que vinham sendo feitos ao longo do ano passado, e como também acontecia, haverão pequenas antecipações para alguns grupos de beneficiários, que poderão receber o benefício até dois dias antes do previsto no calendário oficial.

As datas de pagamento já divulgadas serão respeitadas e seguem o mesmo esquema de pagamentos de 2022, por isso, os valores serão repassados para as famílias nos últimos dez dias úteis do mês de janeiro. Porém, os pagamentos que estão programados para serem realizados as segundas-feiras serão depositados nas contas dos beneficiários no sábado anterior a data marcada. Situação que faz com que algumas famílias tenham os repasses antecipados em alguns dias.

Dessa forma, apesar do calendário oficial do Bolsa Família já divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, antigo Ministério da Cidadania, os beneficiários com data de recebimento agendada para segunda-feira deverão receber dois dias antes, no sábado. Confira os contemplados pela antecipação:

  • Beneficiários com NIS final 4: pagamentos programadas para o dia 23 janeiro, mas recebem no sábado, dia 21 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS final 9: pagamentos programadas para o dia 30 janeiro, mas recebem no sábado, dia 28 de janeiro;

Antecipação do Bolsa Família janeiro de 2023

Essa antecipação sempre aconteceu, desde o início do Programa Auxílio Brasil, que será substituído pelo Bolsa Família neste ano. Ela ocorre porque os repasses dos valores para as famílias são programados pelo governo e pela Caixa Econômica Federal no dia anterior a data marcada no calendário e apenas em dias úteis.

Por conta disso, os pagamentos de segunda-feira são programados as sextas-feiras, pois este é o último dia útil antes da segunda-feira. No entanto, o sistema faz com que os valores caiam automaticamente na conta dos beneficiários no dia seguinte a programação dos pagamentos. Isso faz com que os valores programados na sexta-feira sejam liberados nas contas das famílias no sábado, antecipando o repasse.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em janeiro de 2023

Apesar de criticar o Programa Auxílio Brasil ao longo de toda a campanha eleitoral do ano passado e defender a volta do Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou no dia 1° de janeiro  a Medida Provisória N° 1.155, que renovou os pagamentos do Auxílio Brasil por tempo indeterminado, atrasando a implementação do novo Bolsa Família.

Após a prorrogação do Auxílio Brasil, o governo abriu caminho para que os pagamentos do programa de transferência de renda fossem realizados em janeiro, independente da implementação do novo Bolsa Família estar atrasada. Os beneficiários devem começar a receber o mínimo de R$600 a partir da próxima quarta-feira, dia 18, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS), confira:

  • Beneficiários com NIS de final 1 recebem dia: 18 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 2 recebem dia: 19 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 3 recebem dia: 20 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 4 recebem dia: 23 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 5 recebem dia: 24 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 6 recebem dia: 25 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 7 recebem dia: 26 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 8 recebem dia: 27 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 9 recebem dia: 30 de janeiro;
  • Beneficiários com NIS de final 0 recebem dia: 31 de janeiro;

Os pagamentos do Bolsa Família, que continua temporariamente atendendo as mesmas famílias com R$600 e com as mesmas regras de sempre, poderão ser consultados normalmente nos mesmos locais com os quais as famílias já estão habituadas, como os aplicativos Caixa Tem ou Auxílio Brasil, além dos telefones 111 da Caixa ou 121 do Ministério do Desenvolvimento Social, antigo Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.