Alerta geral para motoristas e motociclistas: comunicado importante para quem tem carro ou moto

Todas as pessoas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisam estar atentas, pois algumas regras sobre o documento mudaram.

As alterações entraram em vigor a partir de julho de 2022 e já são válidas. Veja agora com maiores detalhes o que mudou e o que você deve fazer!

Regras novas da CNH

A CNH sofreu algumas alterações recentemente, e é fundamental que todos os motoristas estejam atentos para não serem pegos de surpresa.

As regras mudarão detalhes para quem for emitir a habilitação ou mesmo renová-la. Todas as mudanças são feitas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As cores verde e amarelo agora serão mais aparentes no documento, e uma tabela também aparecerá com a categoria que é autorizada para o motorista. Além disso, para uma melhor indicação, também existirá uma silhueta com o tipo de automóvel que o motorista pode conduzir.

Como renovar a CNH?

Primeiramente, é preciso tirar a primeira via da sua CNH; quando esta via expirar, existirá uma janela de 30 dias para que o motorista consiga realizar a renovação sem problemas.

É necessário entrar em contato com o Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado e marcar um dia para atendimento, é necessário levar documentos importantes, como RG, CPF, CNH mais recente, comprovante de residência e o protocolo do seu agendamento.

Também é fundamental que esteja em mãos o exame médico de aptidão física e mental, que atesta que você possui as condições necessárias para dirigir um automóvel. Para os trabalhadores que utilizam a CNH em seu trabalho, como motoristas, é preciso realizar um exame toxicológico.

Após isso, estando tudo certo, basta pagar as taxas necessárias ao Detran do seu estado e receber o documento novo! É possível recebê-lo em casa ou retirá-lo no Detran mais próximo de você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.