É verdade que a jornada de trabalho vai diminuir em 2023? Confira

Durante a corrida eleitoral que ocorreu no primeiro turno das eleições deste ano, a candidata a presidência Vera Lucia, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), afirmava que, caso eleita, reduziria a jornada de trabalho, o que agradou alguns eleitores, porém, algumas pessoas se perguntam se a jornada de trabalho será reduzida em 2023.

Por conta disso, é necessário esclarecer que a redução da jornada de trabalho se trata de uma proposta de campanha defendida pela candidata a presidência da República Vera Lúcia e pelo seu partido, o PSTU, que é um partido que se define como socialista e revolucionário e busca, entre outras coisas e de maneira bem resumida, ampliar os direitos dos trabalhadores para formar o que acreditam que seria uma sociedade mais justa.

Entretanto, nestas eleições de 2022, Vera Lucia recebeu apenas 0,1% dos votos, chegando a 25.625, e dessa forma, ela não está apta para concorrer no segundo turno, como é o caso de Lula e Bolsonaro, que receberam 48,4% e 43,2% dos votos respectivamente.

Por isso, apesar de já ser uma tendencia em alguns países, a jornada de trabalho não deverá ser reduzida em 2023 e, no momento, não há nenhuma proposta neste sentido tramitando com sucesso no Congresso Nacional, situação que diminui muito as chances de redução da jornada de trabalho no ano que vem.

Redução da jornada de trabalho

Atualmente, países como Estados Unidos, Japão e Espanha já estão aplicando a redução da jornada de trabalho, e acompanhamentos de pesquisadores revelaram que os trabalhadores ficaram mais felizes e menos estressados com a mudança.

Além disso, também tem sido demonstrado que um dia a menos de trabalho por semana diminui a sobrecarga do planeta, ou seja, a quantidade de recursos que são produzidos por dia, e ao diminuir o consumo de energia elétrica e o uso de meios de transporte, a porcentagem de emissão de carbono também pode cair.

Já no Brasil, algumas poucas empresas fizeram a redução da jornada de trabalho durante a pandemia, e essas instituições perceberam um aumento de produtividade no dia a dia, porém as entregas não conseguiam ser as mesmas com 8 horas de trabalho a menos, por conta isso, também seria preciso mudar a organização e a quantidade de entregas exigidas, bem como a legislação trabalhista, situação que dificulta a redução da jornada de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.