Revisão do Auxílio Brasil terá famílias bloqueadas? entenda o motivo

O cadastro do Auxílio Brasil deve passar por uma revisão, segundo o Ministério da Cidadania. A revisão tem como objetivo evitar o pagamento a famílias que não cumprem com as regras estabelecidas para o repasse dos valores mensais.

A fiscalização é, portanto, uma etapa essencial para garantir que os recursos públicos destinados ao auxílio estão sendo entregues a quem, de fato, precisa. Por isso, os beneficiários que cumprem corretamente os requisitos de renda familiar máxima e possuem seus cadastros atualizados não devem temer a revisão.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, reforçou o papel da pasta durante uma entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil: “Estamos com uma política muito forte nesse cruzamento de dados para fazer com que o recurso realmente chegue nessas famílias que necessitam”.

O trabalho de revisão é complexo e envolve o cruzamento de informações do Cadastro Único, registro necessário para conseguir participar do Auxílio Brasil e outros programas sociais.

A importância do CadÚnico e como atualizar seus dados

O CadÚnico é um registro que fornece ao governo informações sobre as famílias de baixa renda no Brasil.

Apesar de servir a nível nacional, é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras, gratuitamente.

Para ter acesso aos programas sociais, como o Auxílio Brasil, o CadÚnico é fundamental. Mesmo que cada programa tenha uma exigência diferente, o primeiro passo é manter sempre o cadastro em dia.

Os seus dados devem ser atualizados, pelo menos, a cada dois anos, ou quando ocorrer alguma mudança na família. Como:

  • alguém na família nasceu ou morreu;
  • a família mudou de endereço;
  • alguém foi morar em outro lugar;
  • as crianças entraram ou mudaram de escola;
  • alguém passou a ganhar mais ou menos na família;
  • a família mudou de cidade.

Para realizar a inscrição no CadÚnico ou atualizar seu cadastro, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a prefeitura do município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.