Auxílio Brasil: número de famílias beneficiárias superam o número de emprego formal em algumas cidades

Um levantamento realizado pelo Jornal Folha de São Paulo com dados de julho do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial do Trabalho mostrou que o número de famílias que recebem o Auxílio Brasil supera o de empregados em algumas cidades do país.

Entre os exemplos estão as cidades de Nova Iguaçu e Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro, que tem 83,2 mil contratados com carteira assinada e 114,4 mil famílias que recebem o benefício, e 21,2 mil trabalhadores contratados formalmente e 67,6 mil famílias do Auxílio Brasil respectivamente.

Segundo especialistas consultados pelo jornal, o fenômeno seria causado pela queda na renda média do trabalhador e pela falta de oportunidades de emprego formal, motivos que levam as famílias a procurarem ajuda do governo.

Atualmente, o Programa Auxílio Brasil atende pouco mais de 20 milhões de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, em estado de pobreza ou de extrema pobreza, que estejam inscritas no Cadastro Único do governo federal.

Mais famílias no Norte e Nordeste

De acordo com os dados publicados, 94% dos municípios da região Nordeste e 82,3% dos municípios da região Norte possuem mais beneficiários do Auxílio Brasil do que empregados, percentuais que são bem inferiores nas regiões Sul (12,9%), Centro-Oeste (28,7%) e Sudeste (30,9%).

O levantamento indica que isso aconteceria devido aos baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentados pelos municípios dessas regiões, que são os menores do país, pois essa característica não é encontrada nos municípios que apresentam IDH elevado.

A matéria afirma que essas cidades têm grandes dificuldades de gerar emprego e, por isso, ficam à margem do crescimento econômico e, sem geração de renda, os moradores seguem mais dependentes do Auxílio Brasil do que em locais com economia mais ativa.

Famílias atendidas pelo Auxílio Brasil

Os dados do levantamento revelaram que o total de famílias que recebem o Auxílio Brasil supera o de empregados em 12 estados do país, todos das regiões Norte (Acre, Amazonas, Amapá e Pará) e Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe).

Em agosto as famílias do programa de transferência de renda passaram a receber R$600, que serão pagos até dezembro, após a aprovação de uma Proposta de Emenda a constituição (PEC) que autorizou o pagamento de R$200 a mais por cinco meses e a inclusão de novos beneficiários ao programa.

De acordo com o Ministério da Cidadania, nesse mês foram incluídas pouco mais de 2 milhões de famílias ao Programa Auxílio Brasil, que passou de 18 milhões de famílias atendidas em julho para 20 milhões a partir de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.