Qual a vantagem do consignado em relação a outros empréstimos?

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira, dia 03, a lei que permite o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. O valor máximo do comprometimento mensal da renda é de 40%.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que garante o pagamento das parcelas em dia, porque o desconto da dívida acontece diretamente na folha de pagamentos.

Por isso, os bancos que o ofertam têm uma confiança maior que não serão afetados pela inadimplência do contratante. Assim, naturalmente, o empréstimo consignado tende a apresentar uma taxa de juros menor em comparação a outros tipos de crédito

No entanto, quem pensa em contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil deve ficar atento a cobranças abusivas de juros. Antes de decidir pelo crédito, o beneficiário deve pesquisar e analisar as condições de parcelamento, as taxas de juros e o comprometimento da renda mensal com o pagamento da dívida.

Por que ter cuidado ao contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado faz o desconto automaticamente, sem que seja necessário o devedor tomar a iniciativa da entrega do dinheiro. Dessa forma, não é possível fazer uma renegociação da dívida, caso o beneficiário comece a ter dificuldades com a redução do seu repasse mensal.

Isto é, o Auxílio Brasil é uma ajuda financeira distribuída pelo governo federal às famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza e encontram-se devidamente inscritas no Cadastro Único.

Apesar dos repasses até dezembro serem de no mínimo R$ 600, a menor quantia garantida de forma permanente é de R$ 400. Dessa forma, a família não deve optar pelo crédito se não houver uma necessidade que o justifique.

Com o empréstimo feito, em vários meses o repasse será menor e é importante garantir que produtos essenciais, como os de alimentação, não irão faltar por causa de um mau planejamento financeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.