Urgente! Caixa confirma contratação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal confirmou ao Canal Consulta Pública que deverá oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

Segundo o banco, as contratações do empréstimo deverão começar apenas após a divulgação da regulamentação pelo Ministério da Cidadania e as taxas de juros serão informadas assim que as contratações tiverem início.

“A CAIXA informa que as contratações do empréstimo consignado do Auxílio Brasil terão início após a regulamentação das condições da operação. As taxas de Juros serão informadas quando iniciarem as contratações.”

Caixa Econômica Federal

A contratação de empréstimo consignado por famílias do Auxílio Brasil foi autorizada pela publicação da Lei N° 14.431, de 3 de agosto de 2022, que permitiu o comprometimento de até 40% do benefício recebido mensalmente para pagar as parcelas do empréstimo.

Regulamentação do consignado do Auxílio Brasil

De acordo com a Caixa, as contratações poderão ser feitas após a publicação da regulamentação, que é o conjunto de regras que deverão ser seguidas por todas as empresas que desejarem oferecer o crédito.

Segundo informações obtidas pelo Canal Consulta Pública, essa regulamentação já estaria pronta e deverá ser publicada em breve, durante uma possível cerimonia do Ministério da Cidadania para divulgar a liberação do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.

Informamos também que essa regulamentação deverá trazer alguma limitação aos juros que poderão ser cobrados, pois várias financeiras já estão fazendo simulações cobrando taxas três vezes maiores do que o cobrado pelo mercado.

Cuidados com os juros

Por conta dessa preocupação com os juros que poderão ser cobrados pelo empréstimo consignado do Auxílio Brasil, a Caixa solicita aos seus clientes que contratem o crédito de forma consciente, planejando com antecedência o orçamento familiar.

“A CAIXA orienta aos seus clientes sobre a importância de se utilizar o crédito de forma consciente, adequando o valor das parcelas ao seu orçamento e planejamento financeiro familiar.”

Caixa Econômica Federal

A lei que liberou o consignado do Auxílio Brasil obriga os bancos e financeiras a disponibilizarem aos clientes um demonstrativo com todos os valores e taxas cobrados, cabendo apenas ao beneficiário analisar os valores e fazer a melhor escolha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.