Portal GOV.BR agora passa a emitir certidões; confira

A plataforma digital do governo federal, GOV.BR, desempenha um papel importante no relacionamento do Estado com o cidadão através da internet. Ela contribui com a simplificação de vários serviços, facilitando a vida das pessoas pela praticidade.

Dentre as suas funções, agora também é possível emitir a certidão negativa de débitos tributários, da Receita Federal.

Ela pode ser baixada automaticamente, através da plataforma GOV.BR, sem necessidade do preenchimento de dados. A novidade tem como objetivo tornar mais simples a obtenção de documentos oficiais pelo cidadão.

“Estamos aprimorando a plataforma para que a experiência do usuário, em sua interação com o governo, seja simples, prática e fluida”, afirmou Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Segundo ele, a equipe deve continuar trabalhando para integrar, progressivamente, os sistemas governamentais. Dessa forma, será possível oferecer em um único lugar, isto é, no GOV.BR, as funções que são necessárias para o cidadão.

Em breve, outras certidões devem ser integradas à plataforma. A previsão é possibilitar também a emissão de certidões trabalhistas, previdenciárias, assistenciais e aquelas voltadas aos servidores públicos, de maneira complementar aos canais já existentes. 

Como acessar o GOV.BR

Para ser direcionado à plataforma GOV.BR clique aqui.

Assim que o site abrir, vai aparecer alguns serviços e informações disponíveis que já podem ser utilizados por você.

No entanto, certas funções só poderão ser acessadas através do login na área personalizada.

Basta clicar no botão “Entrar”, localizado no canto superior direito da tela, e depois será solicitada a realização do login na plataforma.  

O número do CPF deve ser informado para entrar ou criar (caso ainda não possua) uma conta no GOV.BR.

A partir daí o cidadão passa a visualizar, no canto superior direito da página, um botão com sua foto ou avatar. Clicando na seta ao lado do botão, é aberto um menu com as funcionalidades disponíveis na área personalizada, entre elas, a emissão de certidões. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.