Segundo a CNM, 2,8 mi de famílias estavam na fila de espera para o Auxílio Brasil

Um levantamento divulgado hoje (20) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostrou que cerca de 2,8 milhões de famílias estão na fila de espera para receber o Auxílio Brasil.

São, pelo menos, 5,3 milhões de pessoas que, apesar de inscritas no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), não estão recebendo o benefício.

Demanda reprimida aumentou 113% entre março e abril

Apesar do Ministério da Cidadania ter afirmado em janeiro que a fila de espera estava “zerada”, os números mostram que a fila já está próxima dos números de dezembro, quando 3 milhões de famílias aguardavam pelo benefício.

O levantamento usou os dados de quantidade de famílias inscritos no CadÚnico que possuem perfil para o benefício social e dos beneficiários efetivos dos dois programas.

Desse cruzamento chegou-se à demanda reprimida, ou seja, famílias que deveriam estar recebendo o benefício por estarem dentro do perfil dos programas, mas não foram incluídas.

Segundo o levantamento, em março, 1.307.930 famílias aguardavam pela entrada no programa e, em abril, esse número era de 2.788.362 famílias, um aumento de 113%.

É necessário estar inscrito no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil

Para receber o Auxílio Brasil é necessário que as famílias estejam em situação de pobreza e extrema pobreza e estejam inscrita no CadÚnico.

Entretanto, apesar de inscritas no CadÚnico e atenderem aos requisitos, o levantamento mostra que 2.788.362 famílias não recebem o Auxílio Brasil.

O estudo destacou que o orçamento que o governo tem nesse ano para o Auxílio Brasil é de R$89 bilhões e que, só nos três primeiros meses do ano, 30% desse valor já foi usado.

Portanto, apesar do número de famílias que estão aguardando na fila ter dobrado de março para abril, devido ao orçamento apertado, não há previsão de inclusão dessas famílias no programa.

O estudo foi elaborado a partir de dados do Cecad, ferramenta que possibilita a consulta, a seleção e a extração de informações do Cadastro Único (CadÚnico).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.