O que é PSP do recebedor? PIX, Ted e outras transferências

Descubra como o código PSP na transferência via PIX eleva a segurança nas transações, e conheça alternativas para urgências como a transferência via TED.

O sistema de transferência bancária eletrônico tem passado por inúmeras mudanças desde o seu lançamento em 2020. Atualmente, o processo de transferência via PIX vem acompanhado do código PSP do recebedor.

A medida serve para evitar fraudes, levando em consideração que mais de 60% da população utiliza deste meio para transferir alguma quantia em dinheiro.

Mas afinal, o que significa PSP do recebedor e por qual motivo ele aparece nas transações?

PSP do recebedor

O PSP do recebedor nada mais é que um código da chave PIX e conta da pessoa que irá receber o dinheiro enviado pelo remetente. Trata-se de uma forma de proporcionar mais segurança nas transações.

Por exemplo, quando existir algum problema na conta do destinatário, o autor da transferência irá receber uma mensagem de que o PSP do receber rejeitou o dinheiro.

Por que algumas transferências não são concluídas?

A mensagem de que o PSP do receber rejeitou o dinheiro pode estar ligado a uma identificação de fraude do sistema, um valor acima do limite que o banco concede ou até mesmo a falha de conexão do sistema.

O que fazer em casos de urgência?

Nas situações em que existem problemas de conexão, por exemplo, o indicado é que o titular da conta utilize o sistema bem cedo (na primeira hora da manhã) ou mais tarde (após as 22h).

No entanto, em alguns casos as pessoas precisam enviar o dinheiro de forma urgente, por diversos motivos. Sendo assim, a sugestão é utilizar o recurso de transferência comum, chamada de TED.

Transferência via TED entra na hora?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), pode ser feita entre instituições bancárias diferentes ou da mesma titularidade.

Quando feita em um dia útil, dentro do horário comercial, o valor pode ser depositado para o destinatário em no máximo 30 minutos. Ainda vale destacar que não existe valor mínimo para este tipo de transação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.