O que significa Cred Abono? Entenda a mensagem e o COD DEP 01 do Abono Salarial

Milhares de usuários dos aplicativos (app’s) da Caixa Economica Federal tem recebido a mensagem Cred Abono ou cód DEP 01 nas suas contas.

Por serem plataformas online que dão acesso ao benefício do Governo Auxílio Brasil, as parcelas do seguro-desemprego e ao abono-salarial, geram muitas dúvidas nos cidadãos.

Principalmente em levar a pensar que houve algum problema com os recebimentos. Nesse texto, o Canal Consulta Pública irá esclarecer sobre o que significa  essas notificações.

Cred Abono

A mensagem é mais positiva do que o cidadão possa imaginar. Isso porque o Cred Abono significa “dentro do sistema da Caixa Econômica Federal”, ou seja, trata-se de uma notificação de que um valor foi creditado na conta. E, pela nomenclatura, é o abono salarial.

O que é abono salarial?

O abono salarial é um benefício oferecido aos trabalhadores de carteira assinada, que receberam até dois salários mínimos nos últimos 12 meses.

O depósito é feito anualmente e o valor ofertado a cada trabalhador depende do salário que ele recebe e na quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.

Quanto mais meses trabalhados, maior será o abono salarial do cidadão. Um tabela divulgada pelo Governo Federal em 2020, alegava que uma pessoa que trabalhou 12 meses, por exemplo, receberia R$ 1.045,00.

Quem não tem direito ao Abono Salarial?

  • empregado (a) doméstico (a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Como sacar o abono salarial?

Para sacar o crédito do abono salarial, basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, tendo o cartão cidadão em mãos (utilizado atualmente no Auxílio Brasil) ou com RG e carteira de trabalho.

Outra opção é ir em correspondentes do Caixa Aqui ou em um caixa eletrônico da instituição financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.