DAS Mei: O que é? Como emitir online?

DAS MEI é a sigla para s referir ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual.

Por meio deste documento, o MEI efetua o pagamento dos seus impostos de uma forma simples e sem burocracia, ficando em dia com a Receita Federal.

Além de o empreendedor ter a opção de emitir o documento de forma online, o DAS MEI tem um custo que varia entre R$ 56 e R$ 61, o que é considerado um valor baixo.

A dúvida que muitas pessoas tem é: como emitir este documento? O Canal Consulta Pública já adianta a informação de que é muito fácil. Siga as instruções que serão passadas abaixo.

Como emitir o DAS MEI?

O empreendedor tem duas opções de emitir sua DAS MEI online, sendo pelo site no PGMEI do Portal do Simples Nacional ou pelo Portal e-CAC, e pelo aplicativo MEI disponível para Anroid e iOS.

Pelo PGMEI e pelo Portal e-CAC

Preencha seu CNPJ;

Clique no botão “continuar”;

Clique no menu no lado direito da tela;

Selecione a opção “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;

Informe o ano do pagamento;

Clique no mês desejado;

Clique em “Apurar/Gerar DAS”.

Pelo aplicativo MEI

Baixe o aplicativo MEI;

Faça seu login de cadastro;

Preencha seu CNPJ;

Clique emEmitir Guia de Pagamento (DAS);

Siga os passos orientados e pronto! Basta imprimir o documento pela versão PDF.

Pagamento da DAS MEI

Assim como a emissão da DAS MEI online, a forma de pagamento deste documento também é fácil. O processo pode ser feito de quatro formas: por boleto bancário nas Casas Lotéricas, pagamento online para quem possui o Certificado Digital, débito automático pelo código de acesso e transferência via PIX.

Não paguei o DAS MEI, e agora?

Quando o empreendedor deixa de pagar o DAS MEI, ele fica irregular com a Receita Federal. Desta forma, a empresa pode ser inscrita na dívida ativa da base de dados que mostram as pessoas aqueles que estão inadimplentes com o governo. Isso irá causar restrição de crédito, de abertura de conta em banco e o não recebimento da restituição do Imposto de Renda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.