Amortização de dívida: O que é? Como solicitar?

Você certamente já ouvir falar no termo “amortização de dívida”. Trata-se de uma método de pagamento gradual de uma grande despesa.

Normalmente estas dividas estão associadas a um empréstimo, financiamento e penhoras de joias, por exemplo.

O processo consiste no débito automático, conforme o contrato feito pelo cliente  pela empresa.

No entanto, vale destacar que dependendo do número de parcelas feitas, as taxas e juros tendem a crescer no valor total.

Existem vários sistemas que abrangem esse modalidade, mas as principais são: a Tabela Price e o método SAC. Ambos serão abordados no último tópico.

Todo empréstimo tem amortização?

Sim. A amortização é um termo utilizado para a o processo de pagamento periódico de uma divida. Levando em consideração que o empréstimo é feito para que o cliente receba um valor cheio, devolvendo em parcelas, significa que todos eles possuem.

A cada parcela quitada, a divida diminui. Uma parte desse valor pago corresponde ao pagamento dos encargos e a outra, a amortização. Por isso, é tão importante estar atento as taxas e juros, afinal: as empresas precisam tirar os seus lucros.

Um exemplo é uma pessoa que pegou um empréstimo de R$ 200 mil e paga R$ 350 mil no valor total. São casos que podem acontecer, mas percebe-se um aumento significativo na divida final.

As taxas de amortização são altas?

Depende. As taxas variam conforme o modo de amortização utilizado entre a empresa e o cliente, podendo ser valores prefixados ou pós-fixados.

No prefixado, a porcentagem das taxas já é definido junto a contratação do serviço. Já no pós-fixados, a definição é feita quando o cliente fecha com a empresa, possibilitando que ele saiba o valor da primeiro até a última parcela.

Amortização pela Tabela Price

O método Tabela Price, forma as primeiras prestações apenas com os valores das taxas e juros ou seja, a amortização da dívida do débito principal não é feita de forma imediata pois varia ao longo do contrario.

Amortização pelo método SAC

Já o método SAC funciona em um formato ao contrário. Isso porque, a amortização já inicia sendo feita na primeira parcela e vai até a última. Só que diferente da Tabela Price, o valor pago não é fixo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.