Segunda via Copasa: Como emitir a 2ª via da fatura online

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em mais de 640 municípios. 

Fundada em 1963, a empresa possui sede em Belo Horizonte e está entre as maiores de saneamento do Brasil.

Um fator importante que deve ser observado pelos consumidores, é o pagamento em dia das faturas enviadas pela companhia. 

Desta forma, garante que os serviços de distribuição continuem ativos nas residências e empresas dos clientes. 

ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO, VOLTA DOS 600 E FUTURO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

No entanto, para aqueles que não efetuaram o pagamento em dia, é possível emitir uma 2ª via da fatura por alguns canais, sendo eles o site da empresa, aplicativo e pelo telefone.

No entanto, vale destacar que o corte de fornecimento é feito só após 90 dias de atraso da efetivação do débito. 

O que é a 2ª via da fatura?

A 2ª via da fatura altera informações constatadas no primeiro documento, como a data de vencimento e valores. No caso, com a reimpressão da via, a taxa de juros de atraso já vem ajustada, permitindo que o cliente possa efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou Casas Lotéricas. 

Aplicativo Copasa: Posso emitir a 2ª via?

A Copasa possui um aplicativo próprio, que disponibiliza vários serviços ao cliente, como por exemplo, verificação de histórico de consumo, notificação da falta de água ou vazamento, cadastro de e-mail para envio da fatura e atualização de informações. 

Outra alternativa que a plataforma está disponível para sistema Android e iOS, é a possibilidade da emissão da 2ª Via da fatura. Para isso, é preciso:

  • Baixar o aplicativo Copasa;
  • Fazer o login da conta;
  • Selecionar “2ª via”;
  • Emitir o documento.

O documento é disponibilizado na versão PDF e pode ser baixado e impresso para pagamento em Casas Lotéricas. Também há a opção de apenas copiar o código de barras e pagar pelo aplicativo do banco. 

Como emitir a 2ª via pelo site?

A emissão da 2ª via da fatura Copasa pelo site, não necessita de nenhum download. Basta o cliente entrar na plataforma por meio do navegador e solicitar o serviço. Para isso: 

Entra no site oficial Copasa;

  • Clicar em “Agência de Atendimento Virtual”;
  • Selecionar “2ª via de conta”;
  • Realizar o login na conta;
  • Digite os caracteres de segurança;
  • Emitir o documento. 

Assim como no aplicativo, o documento é disponibilizado na versão PDF e pode ser baixado e impresso para pagamento em Casas Lotéricas. Quando pago por aplicativo bancário, basta copiar o número do código de barras. 

É possível solicitar a 2ª via por telefone?

Sim. A Copasa dispõe de alguns números de telefone para que o consumidor entre em contato e solicite a 2ª via da sua fatura. 

Existe a opção de solicitar o código de barras por meio do número 0800 0300 115 (chamada gratuita) ou enviar pelo canal de atendimento Fale Conosco. 

Ouvidoria Copasa

Caso o cliente tenha entrado em contato diversas vezes e não tenha tido sucesso no atendimento, é possível acionar a Ouvidoria da empresa e efetuar uma reclamação.

O número para contato é o  31 3207 7250 e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Consultar contas em atraso

Muitas pessoas se perdem em relação aos pagamentos, por possuírem vários boletos para arcarem no mês. Em situações como essa, é possível que o cliente entre no site da empresa e clique na opção “Segunda via de conta”.

Ainda vale destacar que o pagamento pode levar até dois dias úteis para ser reconhecido e efetivado. Então se realmente a conta for paga em atraso, a orientação é entrar em contato com a empresa para informar a quitação.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais