Segunda via Copasa: Como emitir a 2ª via da fatura online
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em mais de 640 municípios.
Fundada em 1963, a empresa possui sede em Belo Horizonte e está entre as maiores de saneamento do Brasil.
Um fator importante que deve ser observado pelos consumidores, é o pagamento em dia das faturas enviadas pela companhia.
Desta forma, garante que os serviços de distribuição continuem ativos nas residências e empresas dos clientes.
No entanto, para aqueles que não efetuaram o pagamento em dia, é possível emitir uma 2ª via da fatura por alguns canais, sendo eles o site da empresa, aplicativo e pelo telefone.
No entanto, vale destacar que o corte de fornecimento é feito só após 90 dias de atraso da efetivação do débito.
O que é a 2ª via da fatura?
A 2ª via da fatura altera informações constatadas no primeiro documento, como a data de vencimento e valores. No caso, com a reimpressão da via, a taxa de juros de atraso já vem ajustada, permitindo que o cliente possa efetuar o pagamento em qualquer agência bancária ou Casas Lotéricas.
Aplicativo Copasa: Posso emitir a 2ª via?
A Copasa possui um aplicativo próprio, que disponibiliza vários serviços ao cliente, como por exemplo, verificação de histórico de consumo, notificação da falta de água ou vazamento, cadastro de e-mail para envio da fatura e atualização de informações.
Outra alternativa que a plataforma está disponível para sistema Android e iOS, é a possibilidade da emissão da 2ª Via da fatura. Para isso, é preciso:
- Baixar o aplicativo Copasa;
- Fazer o login da conta;
- Selecionar “2ª via”;
- Emitir o documento.
O documento é disponibilizado na versão PDF e pode ser baixado e impresso para pagamento em Casas Lotéricas. Também há a opção de apenas copiar o código de barras e pagar pelo aplicativo do banco.
Como emitir a 2ª via pelo site?
A emissão da 2ª via da fatura Copasa pelo site, não necessita de nenhum download. Basta o cliente entrar na plataforma por meio do navegador e solicitar o serviço. Para isso:
Entra no site oficial Copasa;
- Clicar em “Agência de Atendimento Virtual”;
- Selecionar “2ª via de conta”;
- Realizar o login na conta;
- Digite os caracteres de segurança;
- Emitir o documento.
Assim como no aplicativo, o documento é disponibilizado na versão PDF e pode ser baixado e impresso para pagamento em Casas Lotéricas. Quando pago por aplicativo bancário, basta copiar o número do código de barras.
É possível solicitar a 2ª via por telefone?
Sim. A Copasa dispõe de alguns números de telefone para que o consumidor entre em contato e solicite a 2ª via da sua fatura.
Existe a opção de solicitar o código de barras por meio do número 0800 0300 115 (chamada gratuita) ou enviar pelo canal de atendimento Fale Conosco.
Ouvidoria Copasa
Caso o cliente tenha entrado em contato diversas vezes e não tenha tido sucesso no atendimento, é possível acionar a Ouvidoria da empresa e efetuar uma reclamação.
O número para contato é o 31 3207 7250 e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Consultar contas em atraso
Muitas pessoas se perdem em relação aos pagamentos, por possuírem vários boletos para arcarem no mês. Em situações como essa, é possível que o cliente entre no site da empresa e clique na opção “Segunda via de conta”.
Ainda vale destacar que o pagamento pode levar até dois dias úteis para ser reconhecido e efetivado. Então se realmente a conta for paga em atraso, a orientação é entrar em contato com a empresa para informar a quitação.