Consultar o Número do NIS: Como descobrir online e pelo CPF

O NIS é o Número de Identificação Social, gerado pela Caixa Econômica Federal. Por meio dele é possível o acesso ao Bolsa Família, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), licença maternidade, 13º salário e aposentadoria.

Este número, além de ser atribuído para trabalhadores formais, é também usado para que o cidadão tenha acesso aos programas sociais ofertados pelo Governo Federal, mesmo que ele não tenha vínculo trabalhista.

Isso significa que o NIS serve para identificar brasileiros que tenham ou possam a vir ter direito a qualquer tipo de benefício social.

A sequência numérica, por sua vez, é composta por 11 dígitos. E, pode ser identificado tanto na carteira de trabalho do cidadão, Cartão Cidadão, como de forma online.

Como descobrir o NIS pelo CPF?

É possível descobrir o NIS pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) através da consulta do FGTS.  Para isso, basta acessar o site da Caixa e preencher os campos obrigatórios, ou baixar o aplicativo intitulado como FGTS.

Além disso, o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e do Meu INSS também possibilitam o recurso. Todas estas plataformas online são disponíveis para sistema Android (smartphones) e iOS (iPhone).

Caso o cidadão ainda não tenha a carteira digital, é preciso baixar o app e fazer um cadastro. Após todas as informações de dados, o cidadão irá informar o seu CPF e senha de acesso, podendo consulta o  NIS no extrato.

Posso descobrir o NIS online?

Sim. Para descobrir o NIS de forma online basta acessar o site oficial da Caixa ou baixar os aplicativos Carteira de Trabalho Digital, Meu INSS, Meu CadÚnico.

Todas estas plataformas prestam serviços totalmente online e viabilizam a consulta de identificação do NIS.

A Carteira Digital de Trabalho Digital também pode ser consultada sem precisar baixar o app,  apenas acessando servicos.mte.gov.br. No entanto, é necessário cadastrar-se no portal, seguindo estes passos:

  • Preencha os campos com suas informações pessoais;
  • Escolha uma forma de ativação (email ou SMS).

Aplicativo Cadastro Único

O CadÚnico é um sistema utilizado para a informações de dados dos brasileiros, que identifica pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. É através dele que muitos brasileiros são inseridos nos programas sociais promovidos pelo Governo Federal.

Um exemplo de público que usa o aplicativo disponível para ser baixo via Android ou iOS, são os beneficiários do programa Bolsa Família. Caso a pessoa que esteja acessando o sistema, seja a responsável pela “Unidade Familiar”, pode checar não só o seu próprio número do NIS como também dos outros membros da família.

Essa consulta também pode ser feita pelo próprio site do CadÚnico. Basta entrar no no link do sistema e preencher as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Informar o Estado que reside;
  • Informar o municpio que reside;
  • Clicar em “Não sou um robô”;
  • Finalizar em “Emitir certidão”.

Quem está registrado no CadÚnico?

Vale destacar que existem pré-requisitos para estar registrado no CadÚnico. É permitido apenas para famílias que:

  • possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo); 
  • renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00
  • renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.