Empréstimo Caixa Tem: Beneficiários do Bolsa Família podem solicitar? Entenda

Foi anunciado nesta segunda, 27, o empréstimo Caixa Tem. Aguardando por milhões de brasileiros, o crédito da Caixa não estará disponível para quem é beneficiário do Bolsa Família. Entenda o erro de cálculo que levou a esse anúncio fracionado do crédito.

O principal impeditivo de uma linha de crédito para o Bolsa Família é a situação de pobreza ou extrema pobreza vivida por essas famílias. Entendo que uma aprovação de crédito seria complicada, o Governo planejou a modalidade consignado.

Esse crédito consignado seria atrelado ao Auxílio Brasil, novo Bolsa Família, no entanto os impasses neste programa tem impedido o avanço desta linha paralela de crédito.

Empréstimo Caixa Tem no Bolsa Família

O Governo Federal pretende sim lançar em parceria com a Caixa uma linha de empréstimo para os beneficiários do Bolsa Família. O grande problema tem sido justamente o futuro do Bolsa Família.

O plano era lançar uma linha para informais, o que ocorreu hoje, junto com uma linha consignada para a camada mais vulnerável. Este último ponto foi impedido pois a Medida Provisória do Auxílio Brasil não avançou na Câmara dos Deputados.

“A CAIXA informa que os Clientes beneficiários do Bolsa Família não poderão solicitar o Crédito CAIXA Tem.

Os beneficiários dos demais programas sociais podem contratar o empréstimo, caso sejam aprovados após análise de crédito da CAIXA. As parcelas de empréstimos não são debitadas dos benefícios sociais recebidos.

Assim, o cliente deve depositar o valor da parcela do seu empréstimo Crédito CAIXA Tem na sua conta CAIXA Tem, garantindo o débito no dia do vencimento” – Disse a Caixa em nota enviada ao Canal Consulta Pública.

Empréstimo Auxílio Brasil no Caixa Tem

Anunciado por Pedro Guimarães, presidente da Caixa, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil deve ser uma linha de crédito entre R$ 300 e R$ 1000 com parcelas mensais que serão descontadas do benefício social.

Segundo Guimarães, estes descontos não podem comprometer mais de 30% do Auxílio Brasil.

Para que este benefício seja anunciado, é necessário que a Medida Provisória do Auxílio Brasil seja aprovada e este programa seja consolidado como substituto do Bolsa Família.

Para que isso ocorra, diversos outros pontos, como a solução da crise dos precatórios no orçamento de 2022, precisam ser corrigidos e o Governo corre contra o tempo para finalizar ainda em 2021.

emprestimo caixa tem bolsa familia
Beneficiários do Bolsa Família deverá aguardar por linha de crédito própria.

Quando será anunciado?

O empréstimo Bolsa Família será anunciado assim que o Auxílio Brasil seja aprovado. Caso o Auxílio Brasil não seja aprovado, caberá a Caixa realizar um replanejamento e tentar incluir uma linha de crédito dentro do programa atual, o Bolsa Família.

O esboço do programa já está pronto e já foi anunciado oficialmente nos canais do Governo. Em entrevista a TV Brasil, Pedro Guimarães confirmou que a Caixa já tem todos os detalhes estruturados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.