INSS: Como saber se você precisa fazer Prova de Vida em 2021 online

A Prova de Vida permite que aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuem tendo acesso ao seu beneficio. Com a pandemia, essa comprovação havia sido suspensa, no entanto, voltou a ser obrigatório desde junho.

Cerca de 5 milhões de pessoas precisam regularizar sua situação até o ano de 2022. Entre o final de 2020 e até agosto deste ano, 31,2 milhões de emitiram a declaração.

A necessidade de fazer o documento pode ser averiguada de forma online. Aqueles que passarem do prazo, podem ter o valor que é ofertado mensalmente suspenso por seis meses ou até mesmo extinto após um período.

Como verificar se preciso fazer a Prova de Vida online?

É possível que o cidadão confira a necessidade de emitir a Prova de Vida pelo site ou aplicativo do Meu INSS, ou por meio do telefone 135.

Se for necessário, os documentos para a realização feito no banco que efetua os pagamentos, são: número do CPF, número do benefício e procuração ou termo de representação (tutela, curatela, termo de guarda), mas isso é apenas em alguns casos.

Brasileiros que tenham o cadastro biométrico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran) também conseguem fazer pelo “Meu INSS”.

prova de vida inss

Solicitar reativação do benefício

O passo a passo solicitar a reativação do beneficio caso tenha sido suspenso, é simples.

Ppara isso basta fazer o login no Meu INSS e clicar nas seguintes opções:

  •  “Agendamentos/Solicitações”;
  •  “Novo Requerimento”;
  • Selecionar o serviço desejado;
  •  “Atualizar”;
  • Conferir os próprios dados e após, clicar em “Avançar”;
  • Preencher os dados necessários para concluir o pedido.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.