Cras fechado? Como atualizar o Cadastro Único para o Auxílio Brasil

Em várias cidades dos Estados brasileiros, os Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) estão fechados. Trata-se de uma medida restritiva em combate ao coronavírus e, com isso, os munícipes não conseguem atualizar e nem se registrar no Cadastro Único (CadÚnico).

Esta situação causa muitas dúvidas nos cidadãos que são contemplados com os programais sociais promovidos pelo Governo Federal. Uma dúvida frequente é: “Vou conseguir receber o Auxílio Brasil, sem fazer a atualização do meu registro?”.

O projeto do novo programa que irá substituir o Bolsa Família, foi publicado no Diário Oficial da União por meio da Medida Provisória (MP) nº 1.061, de 2021. No entanto, ainda segue sendo analisado e precisa da aprovação da Câmara de Deputados.

A falta de atualização no CadÚnico não deverá ser um impedimento para que os beneficiários continuem recebendo recursos do Poder Público, tampouco para novas inscrições. e

Mediante a aprovação no Congresso Nacional, a presidência do país deverá estabelecer novas regras de cadastro, assim como de atualização cadastral.

cras cadastro unico
Cras está fechado em muitos municípios brasileiros.

Atualizar cadastro único é só no Cras?

A atualização no CadÚnico ainda não pode ser feita de forma online. Ou seja, o processo deve ser feito apenas em um Cras da cidade em que o inscrito no sistema reside.

Todavia, como o Governo Federal entende a atual situação de vários pontos de atendimento fechados, esta atualização tornou-se facultativa. Quando o Auxílio Brasil entrar em vigor, haverá orientação sobre o que deve ser feito.

Como saber se o Cras está fechado?

A forma mais pratica e eficaz de o cidadão saber se o CRAS da sua cidade está aberto ou não é ligando para a Prefeitura Municipal da localidade em que reside. Em seguida, basta solicitar falar com o centro para então, tirar a dúvida.

A orientação é que o inscrito no CadÚnico, ligue diretamente para o setor de Assistência Social, que é responsável por este ponto de atendimento.

Preciso agendar?

Esta questão depende muito da cidade em que a pessoa reside. Em alguns CRAS, como forma de combate á Covid-19, o atendimento só é feito sob agendamento por telefone. Já em outros, basta se dirigir ao local para ser atendido por ordem de chegada.

Vou perder o direito ao Auxílio Brasil?

Atualizar (ou cadastrar) o Cadastro Único é uma medida de antecipação neste momento, ou seja, é recomendada para aqueles que tenham disponibilidade e contem com o Cras de suas cidades aberto. Não é possível fazer o procedimento em município diferente da residência.

Isso não será um impeditivo para receber o Auxílio Brasil e nem mesmo vai atrasar aos candidatos que deixarem para fazerem o cadastro após a aprovação da Medida Provisória, portanto, de forma clara, a recomendação é:

  • O Cras está aberto e você consegue ir? Então vá e atualize/cadastre
  • O Cras está fechado ou é muito inviável ir? Então aguarde um momento melhor e fique ligado nas notícias sobre a volta da obrigatoriedade da atualização.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.