Cras fechado? Como atualizar o Cadastro Único para o Auxílio Brasil

0

Em várias cidades dos Estados brasileiros, os Centros de Referências em Assistência Social (CRAS) estão fechados. Trata-se de uma medida restritiva em combate ao coronavírus e, com isso, os munícipes não conseguem atualizar e nem se registrar no Cadastro Único (CadÚnico).

Esta situação causa muitas dúvidas nos cidadãos que são contemplados com os programais sociais promovidos pelo Governo Federal. Uma dúvida frequente é: “Vou conseguir receber o Auxílio Brasil, sem fazer a atualização do meu registro?”.

O projeto do novo programa que irá substituir o Bolsa Família, foi publicado no Diário Oficial da União por meio da Medida Provisória (MP) nº 1.061, de 2021. No entanto, ainda segue sendo analisado e precisa da aprovação da Câmara de Deputados.

A falta de atualização no CadÚnico não deverá ser um impedimento para que os beneficiários continuem recebendo recursos do Poder Público, tampouco para novas inscrições. e

Empréstimo Consignado Auxílio Brasil

Mediante a aprovação no Congresso Nacional, a presidência do país deverá estabelecer novas regras de cadastro, assim como de atualização cadastral.

Cras está fechado em muitos municípios brasileiros.

Atualizar cadastro único é só no Cras?

A atualização no CadÚnico ainda não pode ser feita de forma online. Ou seja, o processo deve ser feito apenas em um Cras da cidade em que o inscrito no sistema reside.

Todavia, como o Governo Federal entende a atual situação de vários pontos de atendimento fechados, esta atualização tornou-se facultativa. Quando o Auxílio Brasil entrar em vigor, haverá orientação sobre o que deve ser feito.

Como saber se o Cras está fechado?

A forma mais pratica e eficaz de o cidadão saber se o CRAS da sua cidade está aberto ou não é ligando para a Prefeitura Municipal da localidade em que reside. Em seguida, basta solicitar falar com o centro para então, tirar a dúvida.

A orientação é que o inscrito no CadÚnico, ligue diretamente para o setor de Assistência Social, que é responsável por este ponto de atendimento.

Preciso agendar?

Esta questão depende muito da cidade em que a pessoa reside. Em alguns CRAS, como forma de combate á Covid-19, o atendimento só é feito sob agendamento por telefone. Já em outros, basta se dirigir ao local para ser atendido por ordem de chegada.

Vou perder o direito ao Auxílio Brasil?

Atualizar (ou cadastrar) o Cadastro Único é uma medida de antecipação neste momento, ou seja, é recomendada para aqueles que tenham disponibilidade e contem com o Cras de suas cidades aberto. Não é possível fazer o procedimento em município diferente da residência.

Isso não será um impeditivo para receber o Auxílio Brasil e nem mesmo vai atrasar aos candidatos que deixarem para fazerem o cadastro após a aprovação da Medida Provisória, portanto, de forma clara, a recomendação é:

  • O Cras está aberto e você consegue ir? Então vá e atualize/cadastre
  • O Cras está fechado ou é muito inviável ir? Então aguarde um momento melhor e fique ligado nas notícias sobre a volta da obrigatoriedade da atualização.
Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

Empréstimo do Auxílio Brasil não saiu por isso Empréstimo consignado do Auxílio Brasil travou por esse motivo Consulta Auxílio Gás junho liberada no aplicativo Calendário Auxílio Brasil abril 2022 começa nesta semana Empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC segue indefinido