Empréstimo consignado AuxÍlio Brasil: Como funciona e solicitação

Um dos planos do Governo Federal para o novo Bolsa Família, chamado de Auxílio Brasil, é disponibilizar um empréstimo consignado aos beneficiários.

Este crédito especial, será vinculado ao aplicativo de pagamento social, Caixa Tem, conhecido por disponibilizar várias opções de serviços digitais aos usuários.

O novo programa ainda é uma Medida Provisória (MP), que já foi entregue ao Congresso Nacional e está em processo de análise.

O texto define as normas do benefício e está sendo tratado como uma das prioridades do órgão constitucional. Caso seja aprovado, deve ser iniciado em novembro.

A previsão da data inicial se deve pelo fim do Auxílio Emergencial, previsto para ter a 7ª e última parcela paga no fim de outubro.

O poder público estuda vigorar na sequência, devido a situação de crise socioeconômica do país, causada especialmente pela proliferação da pandemia do coronavírus.

Isto porque as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, ou seja, vulnerabilidade social, são as mais afetadas diretamente.

Vale destacar que dentro da proposta do novo programa, está a unificação dele com o Auxílio Esporte Escolar; a Bolsa de Iniciação Científica Júnior; o Auxílio Criança Cidadã; o Auxílio Inclusão Produtiva Rural; o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana; e o Benefício Compensatório de Transição.

auxilio brasil 2021 novo bolsa familia

Empréstimo consignado Auxílio Brasil

O Governo Federal tem o plano de lançar a opção de crédito especial aos beneficiários novo Bolsa Família, o intitulado Auxílio Brasil.

O empréstimo consignado funciona através de pagamento indireto, onde as parcelas são descontadas direto da folha de pagamento ou benefício da pessoa física.

O Auxílio Brasil permitirá o desconto de até 30% do benefício mensal para o pagamento do crédito especial.

Desta forma, significa que o desconto das parcelas virão mediante ao pagamento do Auxílio Brasil, repassado pelo Governo Federal através da instituição financeira, Caixa Econômica.

A solicitação do empréstimo deverá ser feita por meio do aplicativo de pagamento, Caixa Tem. Já na a própria plataforma digital será possível ver o número de parcelas e valores a serem pagos.

Auxílio Brasil é igual Bolsa Família?

O Auxílio Brasil é o sucessor do Bolsa Família, ou seja, possui uma outra estrutura mas será destinado ao mesmo público do programa anterior. Prevê ainda, um aumento de 50% em cima do que já é ofertado.

Além disso, o Governo Federal visa ampliar o número de beneficiários. Atualmente, 14,6 milhões de famílias de baixa renda são contempladas com o programa.

A previsão é que mais dois novos milhões de cadastros sejam abertos, atingindo 16 milhões de grupos familiares.

No entanto, há grandes chances de esse novo público que será incluído, serem selecionados através da fila de espera para fazer parte do Bolsa Família.

Quando o Auxílio Brasil começa?

Por medida de preocupação as famílias afetadas pela crise socioeconômica, o Governo Federal estuda a possibilidade de o novo programa iniciar logo após o Auxílio Emergencial.

O Auxílio Emergencial foi prorrogado em julho, em mais três parcelas. Sendo assim, o fim ficou programado para a 7ª parcela, que será depositada até o fim de outubro.

Todavia, o Ministério da Economia avalia a situação dos precatórios do governo para 2022, que pode ser um impasse na aprovação. E, com isso, é possível que o programa passe a vigorar no fim do ano.

Auxílio Brasil é no Caixa Tem?

Os pagamentos do Auxílio Brasil vão ser concentrados totalmente no Caixa Tem. No Bolsa Família, apesar de os beneficiários terem os depósitos no aplicativo, é disponibilizado um cartão do programa.

Pelo aplicativo é possível fazer pagamentos de boletos como contas de água e luz, compras online, transferências via TED e DOC, além de Pix.

Porém, é possível que futuramente o Governo Federal não viabilize um cartão exclusivo para o Auxílio Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.