CERTIFICADO ONLINE ENCCEJA 2021/20: Como emitir online? Guia pós-aprovação

Os brasileiros que fizeram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no dia 29 de agosto de 2021, poderão emitir o certificado online após a divulgação dos resultados. 

Tratam-se de dois tipos de certificação, sendo elas a declaração de proficiência – para aqueles que passaram em uma ou mais matérias – e o certificado de conclusão, disponibilizado aos que atingiram todas as notas mínimas.  

O cidadão que ainda possui dúvidas sobre seu número de acertos, já pode conferir  o gabarito oficial do Encceja em 2021 disponibilizado por meio do site oficial do exame. 

No entanto, vale destacar que ainda haverá o processo de correção do Encceja, que averigua a estrutura de toda a prova. A medida visa identificar aqueles que realmente estudaram para a avaliação e os que apenas chutaram as questões.

Quantas questões preciso acertar para passar no Encceja?

As provas do Encceja são aplicadas em um único dia, divididas entre manhã e tarde. Conforme o edital, os jovens e adultos precisam atingir no mínimo 5 pontos na redação e 100 pontos para cada uma das áreas de conhecimento, sendo elas:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Ainda assim, conforme professores e especialistas do exame, quem acerta de 12 a 16 questões consegue a certificação no eixo específico de conhecimento. Porém, isso não é acordado de forma exata, ou seja, é preciso que a divulgação das notas saia antes das definições. 

encceja certificado online

Passei no Encceja e quero o certificado online, como faço?

O certificado do Encceja pode ser retirado de forma online, facilitando para que os estudantes o obtenham sem precisar se deslocar de suas casas. Para realizar esse processo, é preciso seguir o passo a passo:

  • Procurar no Google o termo ‘solicitação de certificado do Encceja junto ao nome do instituto certificador (varia de acordo com o estado em que a pessoa reside, se for Santa catarina deve ser: Encceja IFSC)
  • Entrar na primeira opção que o site disponibiliza, em “solicitar certificado inep”
  • Escolher a opção desejada (em alguns sites) ou adicionar os seus dados diretamente. 

Estudantes que tiveram dúvidas sobre a solicitação, a orientação é ligar para a unidade certificadora ou para a Secretaria de Educação a qual o número é disponibilizado na Página do Participante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.