Emitir comprovante da inscrição no Cadastro Único: Como fazer online e rápido!

O Cadastro Único (CadÚnico) trata-se de uma plataforma que coleta dados e informações para programas sociais, com o objetivo de identificar famílias de baixa renda que residem no Brasil.

Desta forma, os grupos familiares podem ser inclusos nos programas de assistência social criados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, em combate a situação de pobreza e extrema pobreza país. Para isso, incluindo o novo Auxílio Brasil, é preciso estar com o Cadastro Único em dia.

Como emitir comprovante do Cadastro Único?

A emissão do comprovante do CadÚnico pode ser feita de forma online pelo próprio site da Consulta Cidadão Cadastro Único e baixando o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para celulares de sistema Android e iOS.

BOLSONARO X LULA: Votos brancos/nulos vão para quem? Eleição 2022

Além disso, também é possível fazer de forma presencial em algum ponto física do município em que o cidadão residente, podendo ser eles a Prefeitura Municipal ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

 Como me inscrever no Cadastro Único?

O cadastro pode ser feito de forma online ou até mesmo via telefone, facilitando muito mais ao cidadão. O número para ligação é 0800 707 2003 e a opção escolhida deve ser a 4, para gestores e técnicos.

Pelo menos um membro da familia, com idade mínima de 16 anos – de preferência mulher – devem prestar as informações de toda a composição familiar. A mesma que irá atualizar a inscrição de acordo com o tempo estabelecido.

Também pode ser feito em algum CRAS do município em que o cidadão mora. Para esclarecimento de dúvidas sobre o CadÚnico, é possível enviar um e-mail para o destinatário [email protected]

O que é o Cadastro Único?

Um registre que viabiliza ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ao se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único, os cidadãos estão aptos a participar de programas sociais.

Podem se inscrever no CadÚnico quem:

  • Tem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50); ou
  • Tem renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.135,00); ou
  • Possui renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Posso atualizar o Cadastro Único online?

Anteriormente a pandemia do coronavírus, as atualizações eram todas feitas no CRAS do município ou Prefeitura Municipal. No entanto, visando o distanciamento social em combater ao vírus, as atualizações de dados cadastrais por meio do telefone 0800 726 0207, pelas redes sociais ou pela Caixa Econômica Federal.

Quais informações devem estar atualizadas?

  • Nascimento ou morte de alguém na família;
  • Saída de um integrante para outra casa;
  • Mudança de endereço;
  • Entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
  • Aumento ou diminuição da renda, entre outros.

Quando feita de forma presencial mediante a agendamento, a entrevista pode durar cerca de uma hora e trata-se de um serviço gratuito.

Vale destacar que após agendar, o tempo de espera para ser chamado pode variar de acordo com a cidade do munícipe.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais