Empréstimo Caixa Tem para Mei: É possível? Microcrédito anunciado!

Preparado desde 2020 pela Caixa, o programa de microcrédito do Caixa Tem está próximo de entrar em prática. Mas será que MEIs poderão fazer a solicitação desse empréstimo no Caixa Tem?

A proposta consiste em empréstimos que variam entre R$ 500 e R$ 3 mil, de forma pré-aprovada e com parcelas de 18 a 24 meses. Tudo isso varia de acordo com o resultado da análise do solicitante.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o maior desafio inicial, estando à frente da gestão estatal, foi romper e mostrar que a caixa é um banco da matemática e social, com foco nas camadas mais vulneráveis.

Empréstimo Caixa Tem para MEI

A linha de microcrédito será destinada ao público beneficiado pelos recursos financeiros do Auxílio Emergencial, o qual já faz o uso do aplicativo social Caixa Tem. 

Os contemplados pelo Programa Bolsa Família, que está migrando para o Auxílio Brasil, terão um empréstimo consignado próprio. “ [Quanto ao novo] Bolsa Família, a Caixa Econômica e eu estamos envolvidos na parte operacional, quem realmente está fazendo essa discussão é o Ministério da Cidadania com o Ministério da Economia”, disse o presidente. 

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) que já receberam o Auxílio Emergencial e tem acesso ao Caixa Tem, poderão solicitar a linha de microcrédito. 

emprestimo caixa tem

O que é o microcrédito Caixa Tem?

O microcrédito Caixa Tem trata-se de um empréstimo feito para um público mais restrito, que possui baixa renda ou até mesmo o seu próprio negócio. Normalmente, os valores ofertados são menores em relação a créditos tradicionais. 

“A gente vai conjugar o final do auxílio emergencial com o começo do programa de microcrédito para 30 milhões de pessoas e nós vamos conjugar com dois grupos, o grupo que vai receber o Bolsa Família, este grupo não tem condição de pagar, então é uma transferência de renda, e o grupo que tem condição de pagar”, disse o presidente. 

Além disso, Guimarães ainda afirma que com esse programa, as pessoas saberão imediatamente o valor das parcelas que precisarão serem pagas. “Isso é muito importante, porque a maioria das pessoas não consegue fazer o cálculo de juros compostos. O importante [para a pessoa] é quanto eu vou pagar por mês e se isso cabe no orçamento dela, então esse programa nós já vamos lançar quando for realizar o Bolsa Família”.

Quando será lançado oficialmente?

A previsão é que o Empréstimo Caixa Tem para MEis seja lançado logo em novembro, logo após o fim do Auxílio Emergencial que terá sua 7ª e última parcela paga no mês de outubro.

Isso porque diante do cenário de crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, o Governo Federal prorrogou o recurso financeiro em julho, para ser pago por mais três meses. 

Só MEIs poderão solicitar?

Todas as pessoas que são usuárias do aplicativo social Caixa Tem poderão solicitar o microcrédito, desde que não façam parte do Programa Bolsa Família que terá um outro tipo de empréstimo  oferecido.

Desta forma, os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão incluídos nas exigências para a solicitação do empréstimo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.