Carteira do Idoso: Como emitir online em 2021? Passo a passo

Viabilizar acesso gratuito a transporte interestadual e desconto de 50% em passagens para pessoas idosas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Essa é a principal função da Carteira de Pessoa Idosa.

Vale destacar que para aqueles que têm como comprovar a renda, não é necessário o documento. Isso porque basta apresentar o comprovante de renda e um documento com foto para ter direito ao benefício.

No entanto, a Carteira de Pessoa Idosa facilita o acesso ao direito. Ou seja, também pode ser emitida para aqueles que estejam dentro do critério de renda, mesmo que já tenham outras formas de comprovação.

Com quantos anos é possível emitir a Carteira do Idoso?

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Pessoas idosas que possuem idade de 60 anos ou acima, podem solicitar a realização do documento. Entre as exigências estão a renda individual de até dois salários mínimos e o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Aqueles que ainda não estão devidamente cadastrados no CadÚnico, deverão se dirigir a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e seguir as orientações dadas.

O prazo entre o cadastro no Cadastro Único (aqueles que não possuem) e a emissão da carteira poderá ser de até 45 (quarenta e cinco) dias.

Emissão online

Para fazer a emissão online da Carteira de Pessoa Idosa, basta seguir os seguintes passos:

a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.

b) Fazer o seu login no gov.br

c) Emitir sua carteira 

d) Imprimir ou guardar a carteira digital

É necessário disponibilizar o Número de Inscrição Social  (NIS)  gerado pelo Cadastro Único. 

Além disso, uma outra opção é se dirigir até um ponto de unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima da sua moradia e fazer a solicitação. O passo a passo é:

a) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui;

b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS;

 c) Imprimir,  guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp;

Conforme o Governo Federal, a carteira leva até 120 dias para ficar pronta. Caso o idoso tenha urgência em viajar, será fornecida uma declaração provisória que tem a mesma função da carteirinha.

Comprovação de renda

A comprovação pode ser feita por meio dos seguintes documentos:

  • Contracheque de pagamento;
  • Carnê de contribuição para a Previdência;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS; e
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Neste caso, o cidadão não precisa necessariamente da Carteira de Pessoa Idosa para o acesso gratuito ou descontos nas passagens. Todavia, como já citado acima, o documento facilita de forma direta.

Maiores dúvidas e informações sobre o documento

O serviço feito por meio do Ministério da Cidadania dispõe de vários canais para que os idosos possam tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugestões. O horário de atendimento varia de acordo com a plataforma, sendo elas:

  • Telefone 121, das 7h às 19h
  • Chat do Ministério da Cidadania, das 8h às 18h
  • Ouvidoria: falabr.cgu.gov.br/

O órgão público ainda prevê um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética. 

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