Cartão de crédito para quem recebe Bolsa Família: Podem ter?

Os contemplados pelo Programa Bolsa Família (PBF) podem ter cartões de crédito, já que o benefício viabiliza a prova de comprovação de renda e esse tipo de forma de pagamentos não gera nenhuma alteração na renda da família.

No entanto, existe uma rigorosa análise financeira para que bancos emitam cartões de crédito. Portanto, famílias em situação vulnerável tendem a ter maior dificuldade.

Desta forma, a aprovação do cartão para beneficiários do PBF pode ser difícil. Levando em consideração que, a maioria dos cidadãos não possuem ao menos o salário mínimo como renda per capita.

Posso ter um cartão de crédito recebendo apenas o Bolsa Família?

Para que um cartão de crédito seja aprovado a esses beneficiários, a melhor alternativa é comprovar valores adicionais mensais, com recibos de renda de trabalho informal, por exemplo.

Outras alternativas para os cidadãos do PBF, é tentar fazer o uso do cartão de crédito consignado e cartão de crédito de lojas, pois tende ser aprovado com limite e para diversas faixas de renda. 

Além disso, é possível fazer uma solicitação em agências bancárias. Mas para isso, é necessário ter uma conta corrente ou poupança. Inicialmente é liberado um cartão de débito e após depósitos de renda, liberam o crédito. 

cartao de credito bolsa familia

Programa Bolsa Família

O PBF beneficia mais de 14 milhões de grupos familiares no Brasil em situação de pobreza e extrema pobreza, ou seja, vulnerabilidade social.

Seu objetivo é assegurar o direito à alimentação, além do acesso à educação e saúde dos cidadãos. Por meio dele, é feita uma transferência de renda mensal com valores que variam de acordo com a situação de cada família.

Os beneficiários deste programa social do Governo Federal, tem direito a um cartão magnético do próprio PFB que possibilita o saque do dinheiro em agências da Caixa Econômica ou Casas Lotéricas. 

Quem recebe Auxílio Brasil pode ter cartão de crédito?

O Auxílio Brasil foi anunciado como substituto do Bolsa Família e a resposta segue a mesma: ter cartão de crédito não será um motivo de inelegibilidade ao benefício social. O crédito é apenas uma forma de realizar pagamentos e não entra na soma de renda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.