Conecte SUS: Como emitir a Carteira de Vacinação Digital (certificado)

O certificado de vacinação digital do ConecteSUS pode ser emitido para aqueles que já iniciaram o esquema vacinal das duas doses ou dose única da Covid-19. A consulta pode ser realizada pelo site ou pelo app Conecte SUS, sendo uma alternativa para viagens internacional.

Informações e detalhes sobre a aplicação, como o lote do insumo da vacina e datas também são viabilizados através do app. E, explicações sobre os serviços dos Sistema Único de Saúde (SUS) são oferecidas.

Além disso, outra funcionalidade do Conecte SUS é conceder a carteira de vacinação de forma digital. No entanto, nesse primeiro momento, o preenchimento da mesma será apenas com as informações da vacinação contra a Covid-19.

Conforme o ministério, as anotações, bem como outras vacinas que o cidadão vier a fazer ao longo da vida, serão preenchidas de forma gradativa 

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Aplicativo Conecte SUS

Trata-se de uma plataforma digital do Ministério da Saúde, que pode ser baixada pelo sistema Android e iOS de forma gratuita por todos os cidadãos. O sistema disponibiliza ainda um site com as abas “Cidadão”, “Profissionais da Saúde” e “Gestão”.

Todos os dados disponibilizados através do app, bem como carteira de vacinação digital, certificado nacional de vacinação contra a Covid-19 e resultados de exames laboratoriais do vírus, são enviados pelos estados e municípios da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

As informações são viabilizadas em até 72 horas após o envio dos registros para a rede nacional. E, as doses devem constar no sistema em até 10 dias após a data da vacina. Caso elas não tenham entrado no sistema neste período, é preciso procurar o local da aplicação e solicitar o registro. 

Como fazer o meu cadastro no aplicativo Conecte SUS?

Para fazer o cadastro no aplicativo do Ministério da Saúde, é preciso:

  • Baixar o app no  smartphone ou acessar o site;
  • Criar uma conta no sistema com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Em seguida, o cidadão já estará cadastrado no sistema. Vale destacar que os dois documentos, tanto o certificado nacional de vacinação quanto a carteira digital de vacina podem ser emitidos pelas duas plataformas: site oficial e app. 

O documento emitido é disponibilizado no formato PDF e pode ser impresso pelo brasileiro em uma folha A4. A validade dele é de 12 meses.

Como emitir a carteira digital de vacina e certificado nacional de vacinação?

Certificado nacional de vacinação no site ou no aplicativo, passo a passo:

  1. Clicar na aba ‘vacinas’ e em seguida no box de informações da dose;

2. Clicar em ‘certificado de vacinação’ (opção apenas para quem completou o esquema vacinal);

3. Emitir o documento que terá informações disponíveis em portguês, inglês e espanhol em um QR Code.

Caso o cidadão queira emitir o certificado em outro idioma, basta clicar na bandeira  do país que deseja no topo da página. 

Carteira de vacinação no site ou no aplicativo, passo a passo:

  1. Clicar na aba ‘vacinas’;

2. Clicar em ‘carteira de vacinação digital’;

3. E pronto, o documento irá trazer dados da pessoa que tomou a vacina e as doses administradas, data, lote e local de vacinação.

Além disso, é possível obter a carteira de vacina digital mesmo sem ter completado o esquema vacinal. 

Por que emitir o Certificado Nacional de Vacinação?

Muitos países solicitam uma comprovação de que o turista esteja devidamente imunizado para o vírus da Covid-19. Com este documento, o brasileiro poderá realizar viagens para fora do Brasil com a comprovação de que tomou todas as doses. 

No Rio de Janeiro, o documento será uma exigência para que o morador possa frequentar bares e academias. A entrada daqueles que não foram imunizados será vetada. 

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