Atualizar Cadastro Único Auxílio Brasil: Passo a passo no app Meu CadÚnico

O Auxílio Brasil será o novo programa do Governo Federal, que prevê a substituição do Bolsa Família. Previsto para vigorar em novembro deste ano, conforme o Ministério da Cidadania, a medida exige inscrição ou atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

A atualização pode ser feita pelo site Meu CadÚnico, em algum posto do instrumento ou do Bolsa Família e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Devido a situação atual, muitas Prefeituras não estão atuando neste sentido, sendo a atualização online do Cadastro Único uma das melhores opções.

O que é preciso para fazer o Cadastro Único?

A orientação é que o cidadão seja mulher, de preferência. Existe a exigência de ter pelo menos 16 anos, apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o título de eleitor. Um membro da família já é suficiente para fazer a inscrição.

Para os brasileiros indígenas, deve ser confirmado o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RAIN) e não é preciso demonstrar CPF ou título de eleitor. No entanto, um documento de identificação tem que ser apresentado.

É possível que a atualização também seja feita no CadÚnico por pessoas que não possuem documentos ou registros civis. Todavia, o recurso só será ofertado mediamente a atualização de informações.

No aplicativo, Basta baixar a plataforma digital e seguir os seguintes passos:

  • Deslizar a tela até a aba “Pendências”;
  • Clicar em “Entrar”;
  • Aceitar os termos de uso e política de privacidade do app;
  • Preencher as informações necessárias.

Agendamentos para cadastro

Em alguns estados é municípios, a inscrição dos pontos físicos só são feitas por meio de agendamento, sob a apresentação de pelo menos um documento por membro da família. Os documentos aceitos são:o

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Registro Geral (RG);
  • Título de eleitor.

Verificação do cadastro

Para verificar se as informações do beneficiários estão corretas, basta acessar o site Meu CadÚnico. O Ministério da Cidadania informa que quando desatualizas, é possível que o recurso financeiro seja desabilitado à família após quatro anos, além de levar a exclusão do cadastro.

O aplicativo Meu CadÚnico também é disponibilizado para que os usuários já cadastrados no programa social façam consultas relacionadas ao Auxílio Brasil, como por exemplo, saber se está apto ou não para receber o benefício.

Valores do Auxílio Brasil

Os valores ainda não foram definidos, no entanto, a medida provisória (MP) entregue à Câmara dos Deputados, prevê um aumento de 50% acima do que já é pago pelo Bolsa Família.

Atualmente, o Bolsa Família contempla 14,6 bilhões de família em situação de vulnerabilidade social, com o valor médio de R$ 192,00. O novo programa tende atingir cerca de 16 milhões grupos familiares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.