Prorrogação do auxílio emergencial foi aprovada até outubro ou dezembro?

O Governo Federal prorrogou mais três parcelas do auxílio emergencial, que finalizará o ciclo em outubro de 2021, pagando a 7ª parte do ano.

A 5ª parcela começa ser paga para os beneficiários do Bolsa Família nesta quarta-feira, 18, por meio do aplicativo digital Caixa Tem. O saque pode ser feito assim que o dinheiro entrar na conta bancária.

Para o público em geral (que não faz parte do Bolsa Família), o depósito inicia na sexta-feira, 20, com o saque autorizado entre os dias 1º e 20 de setembro.

Prorrogação do Auxílio Emergencial

O Governo Federal anunciou a extensão do auxílio emergencial no dia 23 de junho.

O objetivo é garantir recursos aos afetados socialmente pela pandemia do coronavírus, prevenindo situações de pobreza e extrema pobreza.  

Trata-se da a 5ª, 6ª e 7ª parcela. Os depósitos da 4ª parte se encerraram no dia 30 de julho.

Com o fim deste ciclo, um novo projeto já está sendo estudado na Câmara dos Deputados e no Senado, por meio da Medida Provisória (MP)1.061/2021.

O intitulado Auxílio Brasil é um programa à frente do Bolsa Família e será destinado para o mesmo público.

Quando começa o Auxílio Brasil

A MP do Auxílio Brasil está sendo analisado pelos deputados e senadores, mas a previsão é que inicie em novembro, assim que a e 7ª e última parcela do auxílio emergencial for paga.

O valor do novo projeto ainda não foi definido. No entanto, promete ser 50% acima do que já é pago pelo Bolsa Família, sendo R$ 189,00. Ou seja, promete chegar no mínimo à média de R$ 283,50.

Para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família atualmente (mesmo que estejam recebendo o auxílio emergencial), a migração para receber o recurso será de forma automática.

O Governo Federal prevê ainda mais dois milhões de novos cadastros. Todavia, trabalha com a possibilidade de priorizar aqueles que estão na fila do Bolsa Família.

Auxílio emergencial pode ir até dezembro?

Não há previsão de que o auxílio emergencial seja prorrogado até dezembro de 2021. O final do ciclo deve ser encerrado em outubro, com a 7ª parcela.

Nesta sequência, inicia o pagamento do Auxílio Brasil para os cidadãos que recebem o recurso do Bolsa Família, com a possibilidade de abertura para novos cadastros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.