14° Salário INSS 2021: Foi aprovado? Será pago aos aposentados? Entenda!

Embora o 14º salário para aposentados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenha projetos de lei inseridos no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, a informação de que foi aprovado não é verdadeira.

Trata-se de um auxílio proposto para beneficiar brasileiros que dependem dos recursos da Previdência Social, especialmente neste momento da pandemia do coronavírus.

Com base nisso, a solução visa duplicar o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS.

O pagamento do 13º Salário foi antecipado em 2020 e 2021, por meio Decreto nº 10.695. Portanto, o projeto que avança de forma lenta no Congresso Nacional, propõe que um valor excepcional seja pago no final deste ano.

O que é o 13° Salário dos aposentados?

Criado em julho de 1962, por meio da Lei nº 4.090 e regulamentado em 1965, o 13º Salário corresponde a um subsídio de Natal, sendo um valor a mais do que um trabalhador formal já recebe em dezembro.

O valor pago pode variar dependendo do que foi acordado na Carteira de Trabalho, exigindo de que o cidadão tenha pelo menos 12 meses de vínculo com a empresa em que atua.

O pagamento é feito de duas formas, podendo ser por meio de parcela única e integral até dia 30 de novembro ou dividida em duas, entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e outra em até 20 de dezembro.

A previdência utiliza essa mesma lógica para pagar o décimo terceiro salário.

14° salario aposentados

Qual é a proposta do 14° Salário INSS 2021?

O Projeto de Lei (PL) nº 3567/2020  propõe o dobramento do abono do 13º Salário. Este recurso foi adiantado em duas parcelas ente maio e julho, ao invés de agosto a dezembro.

Outro PL nº 4.367/2020 divulgado aos parlamentares, propõe haver uma limitação do valor do benefício em até dois salários mínimos por cidadão.

No entanto, mesmo que já esteja inserido no Poder público e siga em tramitação, não existe uma previsão de quando será aprovado, nem a certeza de que existirá a confirmação.

A medida que foi apresentada pelo senador Paulo Paim, destaca que o beneficio seja tanto para aposentando, quando para segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Qual é a proposta de valor do 14º Salário aos aposentados?

Conforme já citado acima, há duas divergências no projeto. O senador Paulo Paim propõe que o 14º Salário tenha o mesmo valor recebido pelo beneficiário por meio do 13º.

Já o deputado Pompeo Mattos exige uma limitação no valor do auxílio.

Desta forma, pode ser que os aposentados e beneficiários recebam um auxílio no mesmo valor do salário que já recebem.

E, para aqueles que recebem até dois salários mínimos, um valor proporcional em cima da diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, correspondente a R$ 6.443, 57.

Preciso fazer algum cadastro para receber o 14º Salário caso seja aprovado?

As pessoas que já estão enquadradas nos grupos beneficiários do direito ao auxílio, irão receber de forma automática caso o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional.

Todavia, nenhuma das propostas descritas no projeto do 14º Salário teve alguma votação definitiva dentro da Câmara ou Senado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.